Bandas de Pífano podem se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
Evento de deliberação ocorrerá amanhã (26), em Caruaru. (Imagem: Divulgação)

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE) promove amanhã (26), às 13h30, no Armazém da Criatividade em Caruaru, a apresentação do parecer técnico conclusivo do processo de Registro das Bandas de Pífanos como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. O município foi escolhido para sediar o evento, por causa de grande parte das bandas de pífano no agreste pernambucano ser da cidade.

O evento faz parte da programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco e conta com o apoio do Instituto Histórico de Caruaru (IHC), da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Após a deliberação, o Conselho de Preservação deverá publicizar a decisão em resolução a ser publicada no Diário Oficial do Estado. Em caso favorável, a resolução será remetida para a homologação do governador, seguida da inscrição das Bandas de Pífano no livro de Registro do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco.

“O reconhecimento das bandas de pífanos faz parte da política do Governo do Estado de Pernambuco, regulamentada pela Lei estadual nº 16.426/2018, que institui o Sistema Estadual de Registro e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, no âmbito do Estado de Pernambuco, em 2018, tem o objetivo de proteger e preservar nossos bens culturais por meio do Sistema Estadual de Registro e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial”, destaca Oscar Barreto, secretário Estadual de Cultura e presidente do CEPPC/PE.

Fonte: RÁDIO CULTURA DO NORDESTE

Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-25/08/2022

Postar um comentário

0 Comentários