PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE VERTENTE DO LÉRIO VÃO EM BUSCA DE APOIO DOS VEREADORES PARA RECEBEREM O REAJUSTE SALARIAL DE 33,24%

Da Redação, com portal do MEC
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-

Um grupo de professores da rede municipal de ensino do município do "Ouro Branco" Vertente do Lério, estiveram na tarde da quinta-feira (10/03), na casa João Dias de Sales, em busca de apoio e posicionamento dos vereadores no tocante ao reajuste de 33,24% do piso salarial da categoria, uma vez que segundo os mesmos, a gestão não deu qualquer satisfação a eles sobre o assunto.

No decorrer da reunião, o vereador Saulo Barbosa apresentou requerimentos, nos quais solicita que o prefeito Renato Sales (MDB), reajuste urgente o Piso Nacional dos professores do município e, realize o pagamento do rateio dos precatórios do FUNDEF.

Após aprovação dos requerimentos, o vereador Edson Farias, presidente do poder legislativo, explicou que tão logo a prefeitura encaminha-se o projeto para casa, os professores poderiam ter certeza que eles "vereadores" estavam ali para garantir o direito dos mesmos.

De acordo com o portal do ministério da educação (MEC), no dia (04/02) o presidente da República Jair Bolsonaro, assinou a portaria que estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. O piso da categoria para 2022 é de R$ 3.845,63

O reajuste de 33,24% é a maior correção salarial concedida à categoria desde o surgimento da Lei do Piso, em 2008. Um total de 1.726.099 docentes terão direito ao novo piso, de acordo com o Ministério da Educação.

O Presidente Jair Bolsonaro relatou que poderia conceder o reajuste mínimo de 7% e o máximo de 33,24% e, em conversa com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, decidiu pelo maior percentual.

“Discutimos a questão desse reajuste para os professores da educação básica. Havia, sim, muitos pedidos de chefes de executivo estaduais e municipais querendo 7%. Conversei com o Milton [Ribeiro]. O dinheiro de quem é? Quem repassa esse dinheiro para eles? Somos nós, Governo Federal”, disse.

“Sempre fiz uma coisa na minha vida, aprendi cedo, quando servi em Nioaque, Mato Grosso do Sul, [a me] colocar do outro lado do balcão e, junto com o Milton, vamos nos colocar do lado de lá do balcão”, destacou o Presidente Jair Bolsonaro. "Decidimos, então, pelos 33%. É uma maneira que nós temos, um meio de valorizar um milhão e setecentos mil professores do ensino básico no Brasil, que de forma direta estarão envolvidos com 38 milhões de alunos”, completou.

"Decidimos, então, pelos 33%. É uma maneira que nós temos, um meio de valorizar um milhão e setecentos mil professores do ensino básico no Brasil, que de forma direta estarão envolvidos com 38 milhões de alunos”, completou.

O piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de no máximo 40 horas semanais. A Lei 11.738 de 2008, que institui o piso, estabelece que os reajustes devem ocorrer a cada ano, em janeiro.

O blog do Sérgio Ramos foi informado pela professora Maria José Bastista, coordenadora geral de educação do município, que o jurídico juntamente com a equipe de finanças da prefeitura estavam realizando os cálculos sobre o novo piso salarial dos professores, para que depois o prefeito possa encaminhar mensagem à câmara.

Escrito por Sérgio Ramos/ Locutor e Blogueiro - 11/03/2022 

Postar um comentário

0 Comentários