NOTA DAS JUNTAS CODEPUTADAS ENCAMINHADA AO BLOG, SOBRE O EPISÓDIO DA ACUSAÇÃO CONTRA JOELMA CARLA POR PROMOVER AGLOMERAÇÃO NA SEDE DO PSOL EM SURUBIM.

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 

Nota das Juntas Codeputadas


O PSOL Pernambuco, por meio de sua diretoria, avisa que terá nos próximos dias uma reunião para pedir o *afastamento* de Alex Fernando da presidência do partido em Surubim e avaliar o acionamento do *Conselho de Ética* do PSOL Nacional para solicitar a desfiliação definitiva. A motivação foi a *conduta violenta*, caluniosa e autoritária de Alex, que neste final de semana invadiu, sem máscara, um evento com poucas pessoas, que estava sendo realizado com toda a segurança sanitária na sede do partido na cidade. *Alex quebrou o distanciamento* social para agredir fisicamente um filiado, gerando tumulto e insultos às pessoas presentes.

Se aprovado o encaminhamento do diretório, Alex será levado ao Conselho de Ética para *desfiliação compulsória, com banimento* à refiliação. Mesmo que já não esteja mais nos quadros do PSOL, o processo no Conselho, entretanto, é salutar, para garantir que o ex-filiado não retorne mais a estar nos quadros do Partido Socialismo e Liberdade, em qualquer instância. O Diretório Municipal do Psol Surubim, bem como o Diretório Estadual soltam hoje notas públicas reiterando os valores democráticos do partido e valorizando a atuação das *Juntas Codeputadas* em Surubim, especialmente da codeputada Joelma Carla, que cresceu na cidade. 

As *Juntas Codeputadas* consideram adequada a posição do partido nas três instâncias, repudiando condutas violentas sob qualquer perspectiva, e reforçam que o modelo de atuação da *primeira mandata coletiva, popular e antirracista de Pernambuco* é dialógico e propositivo. As parlamentares avisam, ainda, que está mantida a agenda rotineira de articulação e diálogos em Surubim, onde permanentemente tratam das emendas parlamentares e culturais destinadas ao local, bem como dos diversos projetos em curso na cidade.

A atuação legislativa das Juntas tem se pautado pelo *enfrentamento às desigualdades*, missão que as uniu e motivou a conquista da cadeira compartilhada na Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde se colocam como mandato-ponte entre o poder público e a população. Desde o início da pandemia, também, as codeputadas têm trabalhado *em prol das pessoas vulneráveis*, analisando medidas do Governo do Estado na área de Assistência Social nesse período; realizando recomendações, aprovação de leis, fiscalização direta das ações do Governo e aprovação de emendas parlamentares. Em Surubim, por exemplo, foram mais de R$ 285 mil em emendas desde 2019. Para todo o estado, só durante a pandemia, foram mais de R$ 1 milhão em emendas remanejadas para a assistência social. As Juntas se mantêm em luta, com *foco na justiça social*, e assim permanecerão.

Juntas Codeputadas- PSOL/PE

Por Sérgio Ramos/ Radialista e Blogueiro-16/02/2021 

Postar um comentário

0 Comentários