CONTRIBUIÇÃO PETISTA

Da Redação
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
Foto: Giovanni Costa

Coluna da quarta

Um fato que chamou atenção na Assembleia Legislativa, nesta terça (26), foi o voto favorável da bancada petista ao destaque do projeto do Executivo que tratava do aumento do ICMS. Apesar de serem oposição a Raquel Lyra (PSDB), os deputados Doriel Barros, João Paulo Lima e Rosa Amorim votaram com a base e acabaram fazendo um gesto à governadora tucana.

Intencionalmente ou não, também entrou em pauta, no mesmo dia, o projeto de lei que aumentou em 38% o valor do programa Chapéu de Palha: um pleito do próprio presidente estadual do PT. Há alguns meses, Doriel levou integrantes da Fetape, que fazem parte de sua base, para uma reunião com a governadora; ocasião em que Raquel anunciou que enviaria um projeto para reajustar o programa voltado aos agricultores. 

Ontem, Doriel fez questão de ir à tribuna parabenizar a gestora pela medida. Sileno Guedes (PSB), por sua vez, foi de encontro à afirmação e associou a benesse ao aumento do ICMS, alegando que o Governo estaria “dando com uma mão e tirando com outra”, o que prontamente fez com que João Paulo (PSB) fosse defender seu correligionário. Logo depois desse debate, em tom de piada, os bastidores da Alepe afirmavam que o PT tinha “trocado” uma votação pela outra, sendo favorável ao projeto do ICMS, como forma de agradecimento ao reajuste do Chapéu de Palha.

Fato é que até o início de agosto a legenda vinha atuando de forma independente na Assembleia e, desde quando declarou oposição, vem conseguindo cumprir esse papel de maneira muito responsável. Assim como declarou João Paulo, o movimento do PT não significa necessariamente uma adesão à base governista, mas na conjuntura atual, o resultado foi muito emblemático.

Primeiro porque aconteceu no dia seguinte a mais uma visita de Raquel ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve direito a foto de mãos dadas. Segundo, pela estremecida relação que o PT vem mantendo nos últimos dias com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), principal opositor da governadora que vem sendo pressionado pelos petistas no estado. Considerando todos esses fatores citados, a posição do Partido dos Trabalhadores diz muito e comunica bastante.

Fonte: Blog Cenário

Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro -27/09/2023

Postar um comentário

0 Comentários