Joe Biden recebe dossiê que pede congelamento de acordos entre EUA e Brasil

Da Redação com Diário de Pernambuco:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
 (Foto: Angela Weiss/AFP)
Foto: Angela Weiss/AFP

Nesta semana, o presidente Joe Biden e membros do alto escalão do novo governo dos EUA receberam um dossiê que pede o congelamento de acordos, negociações e alianças políticas com o Brasil enquanto Jair Bolsonaro estiver na Presidência.  O pedido foi revelado nesta quarta-feira (3), pela BBC News Brasil.

O documento de 31 páginas foi escrito por professores de dez universidades e diretores de ONGs internacionais como Greenpeace EUA e Amazon Watch. Segundo a BBC News Brasil, o dossiê avalia negativamente a aproximação entre os dois países nos últimos dois anos e aponta que a aliança entre Donald Trump e Jair Bolsonaro teria afetado a posição de "Washington como um parceiro confiável na luta pela proteção e expansão da democracia".

O texto também aconselha Biden a restringir importações de madeira, soja e carne do Brasil, "a menos que se possa confirmar que as importações não estão vinculadas ao desmatamento ou abusos dos direitos humanos". Além disso, afirma que "o governo Biden-Harris não deve de forma nenhuma buscar um acordo de livre-comércio com o Brasil" e que "a relação especialmente próxima entre os dois presidentes foi um fator central na legitimação de Bolsonaro e suas tendências autoritárias".

O dossiê foi organizado em 10 grandes eixos: democracia e estado democrático de direito; direitos indígenas, mudanças climáticas e desmatamento; economia política; base de Alcântara e apoio militar dos EUA; direitos humanos; violência policial; saúde pública; coronavírus; liberdade religiosa e trabalho.

Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro-03/02/2021 

Postar um comentário

0 Comentários