Pastoril: Um briquedo folclórico que estar acabando com o passar dos tempos.

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-


Pastoril é o mais conhecido e difundido folguedo popular dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e enfim da Região Nordeste. É uma fragmentação do Presépio, sem os textos declamados e sem os diálogos. É constituído apenas por jornadas soltas, canções e danças religiosas ou profanas, de épocas e estilos variados.

Ao rever fotos da minha infância, encontro com minha mãe, lembranças da Tradicional Festa de São Sebastião, realizada no mês de janeiro na Rua Coronel Rufino Demétrio - Bairro do Salgado em Caruaru. A festa era uma responsabilidade do meu pai Severino Florêncio de Carvalho (Biu Eletricista) in-memória.

Que não recorda dos belos pastoris ensaidos por dona Vina?. Os animadores desses festejos sempre foram "Meu pai com seu parceiro de trabalho Edinho, também contavamos com outra dupla implacável, Chupeta e Sassarico. 


O pastoril sempre fez parte da minha vida, desde criança até o início da fase adulta. Os pastoris levavam grande público as ruas todas as noites. Eram festas inesquecíveis também na conhecida Rua Barão, Boa Vista, na então conhecida auto da favela, ambas no contexto do Salgado. Além da Rua da Alegria, Bairro dos Guararapes "Riachão, festa do comércio e até no Bairro Divinópolis nas proximidades do Convento dos Capuchinhos.

A festa do Convento, era organizada pelo senhor conhecido por Gordo. Além dos quatros nomes mencionados no inicio do texto, os quais sempre os animadores mais destacados de Caruaru. Também recondo do também falecido Paulo Silva, comunicador, o qual chequei a trabalhar com ele na Rádio Cultura do Nordeste.

Até eu mesmo tive uma pequena experiência em ser animador do pastoril numa homenagem ao meu saudoso PAI. A falta de interresse e incentivo para se repassar o conhecimento para outros, acabou com as grandes festas de pastoril que existia na época.

Confira Vídeo de uma das mais recentes festas de Pastoril, realizada no Riachão/Caruaru. 




Escrito por Sérgio Ramos /Radialista e Blogueiro- 24/12/2019


Postar um comentário

0 Comentários