Celebrando o conhecimento, TJC encerra ciclo 2019 no interior. O blog conversou com o professor Eduardo Gomes sobre as premiações conquistadas pela Erem Justa Barbosa!

Da Redação/ANAMATRA
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-


Foi um dia de celebração. Ao aprendizado, à evolução pessoal, às conquistas. Mas foi ainda além: a culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, no interior de Pernambuco, foi uma exaltação à vida. Magistrados, professores e estudantes que participaram do encerramento da 14ª edição do do TJC, nesta segunda-feira (14.10), na Escola Municipal governador Miguel Arraes de Alencar, no município de João Alfredo, vivenciaram um momento que foi o resumo perfeito da temporada: com teatro, poesia, vídeos produzidos pelos alunos e docentes entusiasmados. O evento, promovido pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 6ª região (Amatra VI) com o apoio da Gerência Regional de Educação do Vale do Capibaribe, foi, de fato, pura emoção.

As seis escolas que integraram o TJC no interior estiveram presentes: a EREM Raimundo Honório, a EREM Dr. Motta Silveira e a EREM Justulino Ferreira, de Bom Jardim, a EREM Justa Barbosa, de Vertente  d Lério, e, por fim, a EREM Nª Srª Auxiliadora e a EREM Jarina Maia, de João Alfredo. Ao todo, 24 apresentações aconteceram divididos nas categorias “Poema”, “Vídeo”, “Jogo Teatral” e “Relato de Experiência” (especial para professores). Todas elas com um show de organização, criatividade e talento nas apresentações culturais voltadas ao tema de 2019: Trabalho Digno e Sustentabilidade.

“Achei a experiência aqui no interior, junto à GRE do Vale do Capibaribe, muito rica. Houve uma abordagem muito forte quanto à preservação ambiental, que realmente estava dentro da temática que nós propusemos para este ano, que foi o Trabalho Digno e Sustentabilidade”, ”, disse a presidente da Amatra, Laura Botelho, ressaltando que o desempenho dos alunos, que demonstraram criatividade, engajamento social. “Os cordéis foram maravilhosos, as apresentações teatrais, de fato, entraram dentro do tema e puderam contribuir muito. Certamente, esses jovens serão multiplicadores do programa no futuro”, completou.

Os trabalhos realmente trouxeram bastante a temática da sustentabilidade, com discussão sobre o destino do lixo, poluição, agrotóxicos etc, mas também abordaram questões trabalhistas, como a jornada de trabalho, direitos do trabalhador rural, cidadania, violência e engajamento social.

Premiados – A EREM Justa Barbosa acabou sendo a grande vencedora do dia, levando nas categorias “Poema” e “Jogo Teatral”, enquanto a EREM Nossa Senhora Auxiliadora venceu na categoria “Vídeo”, e a EREM Mota Silveira, na “Relato de Experiência”. Os melhores trabalhos da culminância foram premiados com vale-livro para as escolas e representarão Pernambuco na fase nacional, em Brasília, com a participação de representantes de todo o país.

Satisfeita com o legado deixado pelo programa, a coordenadora do TJC, a juíza Carmen Richlin, exaltou o engajamento dos alunos e professores ao longo da jornada 2019. “Para as crianças, jovens e adolescentes, o programa trouxe esperança. Trouxe ânimo para lutar, vencer e amanhã ter uma profissão. Uma profissão digna, seja ela qual for. A luta foi gratificante, principalmente nas cidades do interior, onde às vezes os próprios pais colocam as crianças para trabalhar por necessidades financeiras. Mas as crianças têm que brincar, estudar. Criança não trabalha, criança dá trabalho. Elas têm que estudar para amanhã serem bons profissionais e para trazer a família, a sociedade, ao país e a si próprio uma gratificação social, de amor, de carinho. Estão todos de parabéns pelo excelente trabalho”, pontuou.

Vencedor na categoria “Poema”, o estudante Fabrício Lima, da EREM Justa Barbosa, de Vertente  do Lério, revelou que o TJC mudou a sua percepção de ver a sociedade. “Minha maior aprendizagem foi passar a olhar melhor a questão ambiental.  A minha cidade, como falei no poema, é conhecido como a cidade do ouro branco (pelas riquezas minerais), mas só depois que fui a fundo em relação à história dela vi que a questão do meio ambiente está sendo muito prejudicada pela questão das explorações. Além disso, o trabalhador tem pouca segurança, sofre riscos. Tenho certeza que eu e meus colegas crescemos muito”, afirmou.

No interior, o programa é desenvolvido com apoio da Gerência de Educação Vale do Capibaribe. Participaram também das visitas, além da coordenadora Carmen Richlin e da presidente da Amatra, Laura Botelho, os juízes Roberto de Freire e Gilberto Oliveira Freitas, a coordenadora pedagógica do TJC no interior, Josemar Barbosa, a secretária de Educação de João Alfredo, Alessandra Santos, e a gerente da GRE Vale do Capibaribe, Edjane Ribeiro Santos, com demais representantes da Gerência Regional, além de professores e gestores das escolas envolvidas.



Os vencedores da Culminância TJC Interior

Categoria Poema

1º EREM Justa Barbosa 9,5

2º EREM Nossa Senhora Auxiliadora 9,3

3º EREM Jarina Maia 9,0



Categoria Vídeo

1º EREM Nossa Senhora Auxiliadora – 394

2º EREM Jarina Maia – 370,5

3º EREM Justulino Ferreira – 362,5



Jogo Teatral

1º EREM Justa Barbosa – 400

2º EREM Raimundo Honório – 389,3

3º EREM Justulino Ferreira – 365,3



Relato de Experiência

1º EREM Mota Silveira – 333

2º EREM Justa Barbosa – 330

3º EREM Jarina Maia – 322

A reportagem deste blog, conversou com o professor Eduardo Gomes sobre as premiações conquistadas pela Erem Justa Barbosa e você confere no vídeo abaixo:


Nesta sexta-feira (18) às 08h30, os moradores poderão confirir de perto as apresentações causadoras das premiações conquistadas pela Erem Justa Barbosa do município do "Ouro Branco" Vertente do Lério.

Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro- 17/10/2019

Postar um comentário

0 Comentários