TEA celebra com aula-visita 90 anos de Argemiro Pascoal

Blog do Paulo Nailson                               
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br 

Buscando manter viva a sua memória, e que sua história de dedicação ao teatro seja inspiração para as novas gerações, o Teatro Experimental de Arte estará promovendo no Segunda, 17/6, o TEA, Teatro Experimental de Arte, vai comemorar os 90 anos de Argemiro Pascoal com estudantes em uma aula-visita, aberta ao público.

O teatrólogo Argemiro Pascoal nasceu em Bezerros, no dia 17 de junho de 1929, apresentando seus primeiros trabalhos no teatro amador a partir de 1948, na sua cidade natal. Ao se mudar para a Caruaru participou ativamente do Teatro de Amadores de Caruaru (TAC), onde assumiu as funções de ator, iluminador e assistente de direção de diversos espetáculos. Em 1962, ele, sua esposa Arary Marrocos Bezerra Pascoal e alguns amigos criaram o Teatro Experimental de Arte (TEA), Grupo que se mantém atuante desde sua fundação, sendo reconhecido como Patrimônio Vivo e Ponto de Cultura do estado de Pernambuco. 


Argemiro Pascoal, em seus mais de 40 anos de carreira, contabilizou 50 espectáculos, encenou de clássicos como “Antígona”, de Sófocles, ou “A Vía Sacra”, de Ghéon, a textos mais experimentais como “Feira de Caruaru”, quando promoveu a estreia do caruaruense Vital Santos como dramaturgo, a “Ratos de Esgoto”, do baiano Vieira Neto. Além do sucesso alcançado como ator, decidiu arriscar-se na direção e, depois, lançou-se à dramaturgia. Em 1975, levou à cena um de seus primeiros textos, “O Testamento”. Sua dramaturgia é formada por mais 15 peças escritas, algumas ainda inéditas, sendo autor mais encenado pelo TEA. Ocupou na ACACCIL - Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras a cadeira cujo patrono é o teatrólogo Joel Pontes e foi membro da comissão estadual de Teatro, como representante do interior, tendo como companheiros Hermílio Borba Filho, Germano Coelho, Ariano Suassuna e Isaac Gondin Filho entre outros, durante o governo de Miguel Arraes de Alencar.

Sua história se mantém viva em cada olhar, fala ou silêncio sobre o palco, sendo consagrada a cada montagem realizada com os alunos das oficinas do TEA, que ano a ano são lançados ao mercado teatral, passando a disseminar o amor e o respeito pela arte de atuar.

SERVIÇO
Argemiro Pascoal VIVO!
O Quê: espetáculo Os 3 Porquinhos/ Trupe Veja Bem Meu Bem
Onde: Teatro Lício Neves
Dia: 17/06/2019

Por Sérgio Ramos/ Radialista e Blogueiro -12/06/2019

Postar um comentário

0 Comentários