Coordenadora de Politicas para juventude rural de Vertente do Lério marcou presença no II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido Brasileiro


Da Redação com jovens do semiarido.

Á Jovem Hildenize dos Anjos coordenadora de politicas para a juventude rural do Sindicato de Vertente do Lério (STR) esteve representado os jovens rurais do município do “Ouro Branco” no II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido Brasileiro que encerrou, no domingo (07), em Picos, com uma noite cultural. Conforme informações dos organizadores, o evento reuniu cerca de 500 jovens de seis estados do nordeste (Sergipe, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco e Paraíba) durante três dias. Além de oficinas, plenárias e mostra de produtos, o encontro ainda teve uma conferência especial, com o teólogo Leonardo Boff, e apresentações culturais.

Na incumbência de lutar por melhorias para os jovens que vivem na área rural de seu município Vertente do Lério. Hildenize foi presença marcante interagindo com questionamentos e sugestões no encontro que teve duração de três dias.

A segunda edição do evento aconteceu numa realização do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv), com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), do Projeto Semear e do Instituto Comrádio.
No sábado, o encontro iniciou com a palestra “Os novos desafios da sucessão rural do semiárido brasileiro”, proferida pelo teólogo Leonardo Boff. Esse tema permeou grande parte dos eixos das 14 oficinas que ocorreram no mesmo dia, e também, as três plenárias que foram realizadas, simultaneamente, no domingo e que trataram de temas como Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural: os novos rumos da Política Pública de Juventude do Campo; Quebrando paradigmas: Juventude, relações de gênero e diversidade sexual; e Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável: alternativas de trabalho para a juventude rural.
Após as plenárias, os jovens apresentaram os resultados das atividades realizadas no encontro em uma plenária final, que encerrou com a leitura e aprovação da Carta das Juventudes do Semiárido.
Ao final do evento, representações juvenis escreveram uma carta política com uma síntese de todas as discussões realizadas durante o encontro. O documento também trazia um alerta diante das mudanças sociais ocorridas nos últimos anos, especialmente o atual sistema produtivo e seu impacto no meio ambiente.

Escrito por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 10/04/2019

Postar um comentário

0 Comentários