Maioria das fake news encontradas por agências de checagem eram contra o PT


Do Yahoo Notícias:
(Marlon Costa/Futura Press)
Em pouco mais de dois meses de campanha eleitoral, agências de checagem chegaram a desmentir mais de 100 mentiras contra Fernando Haddad (PT) e seu partido. O levantamento foi feito pelo site “Congresso em Foco” e mostra que das 123 checagens de boatos diretamente ligados ao petista ou a Jair Bolsonaro (PSL).
Ao todo, as agências de checagem Lupa e Aos Fatos e o projeto Fato ou Fake, do Grupo Globo, tiveram de desmentir pelo menos 104 “fake news” contra Haddad e o PT e outras 19 prejudiciais a Bolsonaro. Uma das mentiras que mais viralizaram no processo eleitoral seria sobre uma declaração de Fernando Haddad de que as crianças deveriam passar a ser “propriedade do Estado” ao completarem cinco anos de vida. Decisão do TSE determinou que a mentira fosse retirada das redes, mas ela continua a circular.
Já contra Bolsonaro, as mentiras mais populares estiveram relacionadas ao ataque que o candidato sofreu no último dia 6 de setembro em Juiz de Fora (MG). Bolsonaro foi esfaqueado enquanto cumpria agenda de campanha. Entre os boatos espalhados estavam de que o candidato teria chegado andando após a agressão no hospital.
Além dos presidenciáveis, os candidatos a vice também sofreram com fake news. Hamilton Mourão chegou a ser acusado de ter torturado o cantor e compositor Geraldo Azevedo. O artista disse isso em um show e após perceber que havia dito uma mentira pediu desculpas públicas ao vice de Bolsonaro.
Um dos principais alvos de mentiras espalhadas pelas redes sociais foi a candidata a vice de Haddad, Manuela D’Avila (PCdoB). Uma das mentiras foi que ela teria dito que sua coligação era mais popular que Jesus. Outra mentira sobre Manuela foi de que ela costumava usar uma camiseta com a expressão “Jesus Travesti”.

Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 27/10/2018