Sebá Alves se afasta do mundo cultural caruaruense por motivo de saúde

O blog tomou conhecimento através do Jornal Caruaru, do afastamento temporário do Mestre Sebá Alves, de suas atividades culturais, por motivos de saúde.
É que o mestre estará passando por uma cirurgia nesta segunda-feira (10/09/18) para realização de retirada da tireoide. Quando tinha por volta de 15 anos, Sebastião Alves trabalhava como assistente de obra em Sertânia, sua cidade natal, quando ouviu falar de uma senhora reclusa, que vivia em uma loca no meio da caatinga. Diziam que a mulher era vidente. Curioso, o jovem que sonhava ser ator de cinema, foi até ela. “Você vai embora deste lugar. Vai para a cidade grande”, disse a eremita. Coincidência ou não, no dia seguinte ele arrumou as malas e rumou para Caruaru. Na capital do Agreste, entrou em contato com o teatro e iniciou uma trajetória que se confunde com a própria cena de artes cênicas da cidade. O ator foi o homenageado do 23º Janeiro de Grandes Espetáculos.
“Quando era criança, meu sonho era ser artista de cinema. Assisti aos filmes bangue-bangue e queria ser como um dos mocinhos. Não havia teatro em Sertânia, então não era uma arte que eu tinha contato”, explica. Antes de se dedicar aos palcos, no entanto, mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1974, a fim de juntar dinheiro para comprar uma casa para a mãe. Trabalhou na construção do metrô da cidade e voltou a Pernambuco sem cumprir seu objetivo, mas renovado para tentar a carreira artística. No “país Caruaru”, como carinhosamente chama a cidade que o acolheu, foi chamado para atuar na peça Solte o Boi na Rua (1979), de Vital Santos, com o Grupo de Teatro Ivan Brandão. Uma vez no palco, no entanto, seu destino estava traçado. Pouco tempo depois, circulou o Brasil com O Auto das Sete Luas de Barro, espetáculo da Companhia Feira de Teatro Popular. Em 1981, quando participou da peça A Noite dos Tambores Silenciosos, teve contato com a arte do mamulengo, na qual se aprofundou ao longo dos anos, ganhando o título de mestre. Além do seu trabalho à frente dos palcos, Sebá também atua como agitador cultural, sendo responsável pelo espaço Teatro Garagem Mamusebá, realizado na garagem de sua casa, e pelo Teatro Oficina Mamusebá, localizado ao lado da estação ferroviária da cidade. Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 09/09/2018