Marília comemora encontro com Lula. PT diz que decisão sairá “no momento adequado”


Blog do Manuel Mariano:
PSB formalizou busca por coalizão e ofereceu vice de Câmara. Partido afirma que é legitimo desejo de candidatura própria e joga decisão para frente. Grupo pró Marília saiu comemorando

Dirigentes do PT de Pernambuco reuniram-se nesta sexta (9) com a presidenta nacional do Partido, senadora Gleisi Hoffmann, e o ex-presidente Lula, para analisar o quadro político e eleitoral no Estado.

Segundo nota do partido, a direção nacional vem trabalhando para construir nacionalmente uma aliança programática e eleitoral com os partidos de centro-esquerda: PCdoB, PDT, PSB e PSOL.

“Essa estratégia não impede o PT de Pernambuco de fazer o debate político em torno de uma candidatura própria ao governo do Estado e disputar a opinião pública, com toda legitimidade”, diz o texto.

“No momento adequado, as definições sobre candidaturas e alianças serão tomadas conjuntamente, levando em conta a estratégia nacional e a realidade regional”, conclui.

Pelo que o blog apurou, Humberto Costa chegou a ser portador de uma proposta do PSB, para que o PT abrisse mão da candidatura própria e ocupasse qualquer espaço na chapa majoritária, seja em uma candidatura a vice ou ao Senado.

Mas a falta de apoio nacional do partido a Lula e dificuldades de entendimento em alguns estados seriam empecilhos para tal possibilidade, no momento. Como a política é como as nuvens, dê-se o tempo ao tempo, até o limite legal e  interno dos partidos.


Nomes pró Marília comemoram: apesar de a nota do PT nacional ter sido genérica, sem apontar uma tendência, quem defende o projeto de candidatura própria diz que Marília saiu fortalecida.

A proposta de Humberto, dada a conjuntura, teria sido rechaçada por Lula e pela Nacional, mesmo que a nota não explicite isso. “Lula mandou Marília seguir em frente”, disse um dos nomes na reunião.

Nas redes sociais, a própria Marília tratou a reunião como “excelente”. “Debatemos sobre a política nacional e sobre os rumos do novo projeto que estamos construindo para Pernambuco”, disse.

Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro -10/03/2018