TV Asa Branca ignora carnaval de Surubim

DA AGÊNCIA PERNAMBUCO:

Além de enfrentar problemas de gestão, afastamento de secretários e escândalos financeiros, que têm afetado diretamente sua credibilidade e popularidade, a prefeita Ana Célia tem sofrido um forte esvaziamento na publicidade dos eventos promovidos pela prefeitura de Surubim.

Agora foi a TV Asa Branca de Caruaru, afiliada da Rede Globo, que mesmo tendo feito ampla cobertura do desfile das Virgens de Surubim no ano passado, ignorou a abertura das festividades de momo, ocorridas nesta sexta-feira (16).

O fato é que em 2017, a TV fez matérias antecipadas e os chamados “vivos” sobre o homenageado do carnaval de Surubim, Chacrinha, nos principais telejornais, além de também fazer a abertura da festividade, direto da Av. São Sebastião, ao vivo no ABTV 2ª edição.

Outro elemento a considerar é que a gestão não soube criar aderência entre o homenageado do carnaval deste ano, Capiba, com os motivos da festa, limitando-se a publicar frases soltas, com algumas até construídas erroneamente, em cartazes ou painéis que foram pulverizados na Cabaceira.

Por outro lado, a programação oficial do carnaval de Surubim não é atrativa e demonstra a mais completa desarticulação e falta de trânsito com autoridades do governo, levando a cidade a amargar atrações como Almir Rouche e Geraldinho Lins, sendo este mais dedicado ao forró do que ao carnaval.

Não se sabe se a ineficiência e incompetência, que já viraram marca registrada da equipe de comunicação da prefeitura, fizeram com que o carnaval de Surubim não fosse pautado desde seu início, nem entrasse antecipadamente na grade de programação da emissora, ou outros fatores influenciaram o desprezo da TV pelo carnaval fora de época da cidade.

Um dos fatores que também podem ter contribuído para o afastamento da TV Asa Branca do carnaval de Surubim deve ter sido a entrevista desastrada e desorientada do chefe de gabinete da prefeita Ana Célia à Rádio Pop FM, no ano passado.

Na ocasião, Sandoval Lima, em nome da prefeitura, orientou a população de Surubim a direcionar suas antenas digitais para captar o sinal da Rede Globo Nordeste, em Recife, desprezando o sinal da TV Asa Branca, de Caruaru. A orientação, de acordo com ele, era porque o povo de Surubim merecia uma “programação melhor”, sem revelar o que entendia por “melhor”. A determinação não considerava a constante cobertura que a emissora sempre fez dos eventos realizados em Surubim.

Agora, em 2018, a TV Asa Branca vai se resumir a fazer matérias gravadas de eventos pontuais para exibição nos telejornais, certamente sem entradas ao vivo.

Como diz a letra de um conhecido frevo do homenageado Capiba, do jeito que vai o carnaval de Surubim “é de amargar”.


Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro -21/02/2018