Recordar é preciso: Prefeitura encara o Desafio de Organizar a Feira Livre de Surubim

Do Nossa Terra, Surubim.
Foto BlogdeGsilva
O dito popular afirma que "não se faz omeletes, sem quebrar alguns ovos". Ao que nos parece o brocardo se encaixa perfeitamente na recém anunciada reorganização da feira livre de Surubim que é realizada entre a segunda e a sexta-feira.

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, na pessoa do Secretário Eduardo Bezerra Farias, emitiu notificação aos feirantes informando que que a comercialização de produtos no espaço público deverá obedecer o limite imposto pela Prefeitura Municipal de Surubim, limite este que se inicia no Bom Dia Supermercado e Finaliza no Açougue Público Municipal. É importante também orientar que apenas o lado direito da via poderá ser ocupado, não podendo haver montagem de barracas no lado esquerdo, o qual fica disponível para fluxo de veículos, submetendo os desobedientes à apreensão das mercadorias.

A medida de certo deverá desagradar alguns feirantes, conforme já ocorreu na gestão passada, porém há de se destacar que é uma ação necessária, sobretudo pela necessidade de conciliar a comercialização dos produtos com o fluxo das pessoas e veículos naquela região do centro da cidade. A ação é necessária também para resguardar a segurança dos clientes da Caixa Econômica Federal em Surubim, tendo em vista que o aglomerado de pessoas que fica em frente ao banco nos dias de quarta-feira por exemplo, facilita a ação de estelionatários e praticantes do famoso golpe de "saidinha de banco".

O preço a se pagar é o da impopularidade, pois esta é uma medida que desagrada a alguns, sobretudo aos feirantes que encontram naquele espaço o melhor ambiente para ampliar as vendas. No entanto, é preciso entender que é dever da Prefeitura Municipal ordenar os espaços públicos, ninguém pode utilizar o espaço público em desconformidade com as orientações da gestão pública, quando estas orientações resguardam o interesse coletivo 

Neste contexto, a medida é mais do que necessária, porém tendo em vista que é uma ação que visa melhorar o fluxo das pessoas no local, é preciso chamar a atenção da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, para regularizar, também o horário de alocação dos bancos que servirão para a feira do sábado. A observação se dá devido o fato de que nas sextas-feira por volta das 15h30 da tarde já existem vários bancos espalhados inclusive ocupando os espaços dos estacionamento do Zona Azul, e dificultando a circulação dos veículos entre o Banco do Brasil e o "Bar do Faé".

Seria interessante que se emitisse notificação exigindo a colocação desses bancos apenas a partir das 18h00, quando o fluxo de veículos já tem diminuído e os espaços de estacionamento já estão praticamente livres. Segue a sugestão, pois não adianta tomar uma medida tão importante como a adota em relação ao comércio em frente à Caixa Econômica e deixar de observar este pequeno detalhe que implica, também, no bem estar da população.

Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 11/02/2017
Envie suas noticias e denuncias para o E-mail: