Crescimento do município exige aumento na segurança

Blog Nossa Terra Surubim.
(Foto: Reprodução Internet)
Pela segunda noite consecutiva o município de Surubim-PE é acometido por ações pontuais de bandido que vem agindo na cidade. Desta vez, o foco foi a Zona Rural, mas também foram registrados arrombamentos na cidade.

Indivíduos fizeram vítimas no Sítio Taperinha, na noite do dia 11 de novembro, agrediram um senhor que necessitou de atendimento médico e a população local diz se sentir insegura pela ausência da força policial na Zona Rural sobretudo no período noturno.

A população está se sentindo insegura, apesar da polícia militar estar fazendo o seu serviço de rondas ostensivas, pois mesmo com a força policial em atividade, os indivíduos não estão se sentindo coagidos. A ação desses bandidos deve ser tratada com seriedade, pois todo mal deve ser cortado pela raiz, é preciso que as autoridades de segurança pública busquem saídas alternativas para solucionar o problema.

Talvez o que esteja motivando os indivíduos a agirem desta forma não seja a ausência da polícia, uma vez que o policiamento na cidade vem sendo realizado, mas sim o quantitativo de policiais disponível para atender um município que cresce em passos acelerado.

Faz-se necessário observar que nossa cidade cresceu muito nos últimos tempos e se formos fazer um estudo comparativo, possivelmente chegaremos à conclusão de que o quantitativo de policiais por habitantes também.

A ONU recomenda que o quantitativo deve ser de um policial para cada 450 habitantes, neste sentido, para que possamos ter uma ideia, para um município como Surubim que tem em média de 63.000 habitantes, o número ideal de policiais fazendo a segurança seria de 1.400 policiais. Uma realidade bem distante da nossa.

Portanto, talvez não seja o caso de botar a culpa da violência no policiamento, mas na necessidade que temos deles. No entanto, não se pode descartar a necessidade de ações capazes de afastar esses indivíduos da nossa rotina, isto porque, é fato notável no município que os roubos e assaltos estão se tornando uma constante no município.

Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 13/11/2016