Lula esteve nesta terça feira na sede da FETAPE em Carpina – Pernambuco. E a sua visita fortalece a luta do Movimento em defesa da Democracia.

Da FETAPE.
(Foto: Blog Sérgio Ramos)

A agenda do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no Nordeste, iniciada em Petrolina e Juazeiro, na última segunda-feira, também contou com a presença do grande líder popular em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, durante a 2ª  Reunião do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE), ontem. Essa participação deixou os mais de 600 dirigentes, representantes de todas as regiões do estado, entusiasmados e ainda mais estimulados para a luta em defesa da democracia e dos direitos dos homens e mulheres do campo.
Além dos delegados sindicais e convidados, a exemplo dos prefeitos Túlio Vieira (Surubim) e Daniel Almeida (Vertente do Lério), ambos do partido dos trabalhadores. Á Plenária recebeu várias lideranças políticas nacionais, como o dirigente da Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Aristides Santos, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Wagner Freitas, o deputado federal Sílvio Costa (PT do B) e a deputada estadual Teresa Leitão (PT).
Com um discurso simples e populista, o ex – presidente fez uma avaliação do que estar acontecendo no momento em nosso país, falando os motivos pelos quais investiram para cassar a presidenta Dilma. Também destacando sua trajetória na vida pública e política.
 De acordo com o que foi escrito por Clovis Manfrini no site da federação: O presidente da FETAPE, Doriel Barros, falou da importância da vinda de Lula a Reunião do Conselho da entidade e destacou que “os delegados sindicais são multiplicadores do que se discutiu aqui (no Conselho), especialmente das deliberações sobre a caminhada do Movimento, nos próximos meses, onde serão necessárias várias mobilizações, para assegurar que não haja retrocessos nas conquistas ocorridas nos últimos 14 anos”. Fazendo uma análise sobre a importância histórica do Movimento Sindical para as lutas do campo, Doriel lembrou a Ditadura Militar e o ano de 1979, quando foi realizada umas das maiores greves no setor canavieiro. “Iniciativas como essas fizeram surgir lideranças como o ex-deputado, falecido no ano passado, Manoel Santos”, pontuou.
"Nosso primeiro desafio é não permitir que uma presidente eleita pelo povo seja afastada. Nosso segundo desafio é manter os direitos dos trabalhadores, que estão ameaçados pelo governo ilegítimo. Nosso terceiro desafio é a luta para conscientizar nossos trabalhadores e trabalhadoras de que é importante eleger vereadores, vice-prefeito se prefeitos com compromisso com a luta dos trabalhadores. Quarto desafio: demorou muito para conseguirmos eleger o primeiro deputado estadual trabalhador rural, mas Deus levou Manoel de Serra no ano passado. Vamos reconquistar esse mandato. O último e quinto desafio é não permitir nenhum retrocesso neste país nas eleições de 2018. Conte conosco, presidente!", concluiu. 

O ex-presidente entrou no auditório do Centro Social da FETAPE ao som do histórico jingle da campanha de 1989 (“Brilha uma Estrela”).  A emoção tomou conta dos participantes. Em seu discurso, de mais de uma hora, Lula destacou, entre outros assuntos, as mudanças ocorridas nos governos populares, que fizeram com que os mais pobres tivessem dignidade e conseguissem ser protagonistas no processo de desenvolvimento do Brasil, nos últimos 15 anos, com uma série de políticas públicas como o Minha Casa, Minha Vida e 1 Milhão de Cisternas nas áreas mais castigadas pela seca no semiárido brasileiro. Fatos esses, segundo o ex-presidente, “ignorados pela elite brasileira, que tenta derrubar a presidenta Dilma”. Após a fala do ex-presidente, uma multidão foi ao seu encontro para tirar fotos e abraçá-lo, mostrando que a popularidade do pernambucano continua em alta no Nordeste.




Escrito por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 13/07/2016