Tradicional Dança da Bolinha acontecerá no salão de origem nas três fogueiras.

Vamos arrastar o pé com muita alegria e respeito ao próximo nestes festejos juninos de 2016, em Vertente do Lério.

Os três santos da igreja católica são homenageados no mês de junho nas festas populares, principalmente no Nordeste onde o festejo ganha mais força. A princípio esta festa de acordo com algumas versões sobre a origem da mesma, relata que se deu em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. Sendo chamada de Joanina.

Não distante destas comemorações, o município do ouro branco vivencia esta festa, com show em praça pública, apresentação de quadrilhas juninas e não podia faltar a tradicional Dança da Bolinha, uma dança de origem familiar, que tem com percussora a senhora Brigida Cabral da Silva (Dona Briza) in  memoriam.

Embora sejam comemoras nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras da região, que servem para manter a agricultura.

A secretaria de cultura do município (SEMUC) em parceria com o governo municipal na pessoa do Prefeito Daniel Almeida (PT), confirmam que a Dança tradicional irá acontecer em seu salão de origem localizado a Rua Clóvis José de Lima, ao lado da prefeitura no centro da cidade.
Nos dias 12; 23; e 28 de junho, vão poder se divertir dançando, no Santo Antônio, São João e São Pedro na Dança da Bolinha.
(Foto: Reprodução)


De acordo com a portaria nº 001/2016 da secretaria de defesa social do estado de Pernambuco, que considera a necessidade de promover o fiel cumprimento da Lei 14.133/2010, versando a respeito dos festejos juninos públicos ou privados, devem ter inicio durante o dia, das 10h às 17h e, a noite será das 21h às 02h impreterivelmente. Não se pode passar do horário, sobre pena de sofrer as sanções cabíveis.

Em breve estaremos divulgando a programação de palco, aguardem!

Escrito por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 21/05/2016