Mozart Sales, Ex-coordenador do Mais Médicos, é um dos investigados pela Operação Pulso

Ex-coordenador do Mais Médicos, Mozart Sales (PT) é um dos investigados pela Operação Pulso da Polícia Federal em Pernambuco. Sales é um dos pré-candidatos do PT para disputar a cadeira de prefeito do Recife em 2016.

Na manhã de ontem dia (9), a PF deflagrou a operação com objetivo de reprimir a atuação de uma organização criminosa especializada em direcionar licitações e desviar recursos públicos da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia – Hemobrás. O presidente da empresa, Rômulo Maciel, já chegou à sede da PF para prestar depoimento.

Durante a operação, percebeu-se que inúmeras amostras de sangue coletado que deveria ser transformado em medicamentos contra a hemofilia e outras doenças deixaram de ser fabricados em virtude de ter sido armazenado de forma inadequada tornando-se inapropriado para a produção dos medicamentos.


O médico e suplente de deputado federal Mozart Sales, que já foi vereador do Recife pelo PT, assumiu a diretoria da Hemobrás após ser derrotado nas eleições para deputado federal. Ele ficou responsável pelas atividades de pesquisa, produção e gestão do plasma. Mozart foi escolhido para o cargo pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Formado em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE), Mozart foi secretário-geral do Sindicato dos Médicos, membro do Conselho de Administração da Hemobrás e chefe de gabinete do então ministro da Saúde, Alexandre Padilha (2011-2012).

Como secretário nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde (2012-2014), criou e coordenou a implantação do programa “Mais Médicos”, uma das principais vitrines do governo Dilma Rousseff.


Dinheiro caindo do céu

Na chegada dos agentes da PF a um dos endereços investigados, os prédios conhecidos como “Torres Gêmeas, no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife, uma situação, no mínimo, inusitada, ocorreu: maços de dinheiro foram arremessados pelas janelas.

A PF ainda não confirmou a quantia e se o dinheiro tem relação com a operação. Vale ressaltar que o presidente da Hemobras, Rômulo Maciel Filho mora no local.

Fonte: Cássio Oliveira, repórter do Blog do Jamildo
Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 10/12/2015