quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Grupo Proscênio de teatro volta a Vertente do Lério nesta quinta e sexta feira

Postado por: Dc Sergio Ramos  
Marcador:
04:12


(Foto: Divulgação)
A secretária de cultura do município de Vertente do Lério, em mais uma de suas ações genuinamente cultural; em parceria com o Sesc Ler/Surubim, e o apoio da prefeitura local, trás de volta a escolas do município o intercâmbio proscênio com o espetáculo Aboio toada lingeira , com os atores do grupo de teatro proscênio.

O secretário de cultura Sérgio Ramos, afirma que estas ações visa formar plateia e despertar nas pessoas, de modo especial na juventude o gosto pela arte do fazer teatral. Pois para ele; às artes transformam e contribui para uma formação cidadã, livrando das drogas e outros males que tanto prejudica o ser humano, e mais faz com quê o cidadão tem liberdade de expressão em todas as suas linguagens.

Neste retorno ao município, o grupo fará uma palestra apresentação, voltada aos alunos e professores, com destaque para os que atuam com as disciplinas de artes e português. Duas apresentações iram acontecer, uma na escola São José no distrito do tambor, na manhã desta quinta feira (19) e a outra na tarde da sexta feira (20) na escola José Batista de Souza na sede do município.

Abaixo você confere um pouco sobre este projeto, que trás em sua essência a cultura de nossa região. O texto do espetáculo Aboio é autoria do jovem Rivaldo Junior morador do distrito do tambor da cidade do ouro branco.

Falar sobre o mito da cidade, com todos seus símbolos e laços com a cultura popular, é um presente, e escolher o teatro como forma de culminância e encontro de todos elementos que permeiam a memória de Surubim é talvez a minha mais feliz escolha quanto artista. De todas as histórias de tradição oral, o mito do Boi, presente em todas as regiões do Brasil, talvez seja a mais contada e conhecida. A proximidade e resistência desta figura com nossa história é naturalmente cultural e está nas veias dos vaqueiros, no gogó dos aboiadores, na bixiga de boi do Mateus e nos tambores de Parintins. Outra relação que pode-se atribuir a esta figura, é com a resistência e o espaço, seja o Boi Brincante ou o Boi Animal. O nosso ABOIO, porém, é uma forma de diluição de prováveis fronteiras existentes entre as histórias do nosso Boi no país.

(Foto: Divulgação)
O Boi Surubim, criatura mito do surgimento de Surubim – a cidade, se torna agora objeto de ligação e diálogo com questões culturais e políticas relacionadas à cidade no momento atual, além de cumprir o papel de preservação da memória da cidade, e de se afirmar como mais uma história de Boi, que vai sendo contada por gerações. É também uma forma de registro poético, e relacionamento de elementos tradicionais existentes na brincadeira do Cavalo Marinho, nos aboios, toadas, e todo universo referente a esta figura de resistência.

O nosso Aboio, entre tantas questões urbanas e tradicionais, é uma forma de reafirmação da cultura de gado e suas manifestações, é uma forma de reafirmar a história de Surubim – o Boi que deu o sangue pela cidade que viria.

VALEU BOI!

Com informações de André Chaves (Grupo Proscêncio)
Por Sérgio Ramos/Repórter – 18/11/2015



Sobre o autor do Blog

Sérgio Ramos é Casado, pai, Radialista e Diácono evangélico, Militante do meio Radiofônico.Iniciou a profissão na Rádio cultura do nordeste S/A Caruaru - PE

Visualizações

Seguidores

FAÇA SUA DENUNCIA

FAÇA SUA DENUNCIA
Promotoria de Justiça – 3624-1956 Conselho Tutelar Surubim -3634-4656 S D S de Surubim – 3634-2710 Delegacia de Surubim – 3624-1974 Delegacia da Mulher – 3624-1983
back to top