quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Ele ganha bebida alcoólica de pessoas "normais" ...

Postado por: Dc Sergio Ramos  
Marcador:
11:25

(Foto Divulgação)
"De perto, ninguém é normal", nos diz o compositor Caetano Veloso. E a postagem de Luiz Carlos Mota, na página dele no facebook, é muito pertinente. O cometário dele merece nossa reflexão. Este ser humano merece mais respeito das pessoas. Nosso país está, felizmente, superando a fase de trancafiar em manicômios nossos "doentes mentais". Entretanto, a sociedade necessita de esclarecimento sobre o tema e mais sensibilidade para o convívio com pessoas, a exemplo do "Melado", que vaga pelas ruas de Surubim e ainda "ganha" bebida alcoólica para consumir, de pessoas, possivelmente, sem nenhum problema mental. 

Em Vertente do Lério, a situação levantada nessa reflexão também acontecer e não é muito diferente desta que acontece na cidade do Surubim com o Melado, e isso muito nos entristece, chego a pensar "que loucos são os que agem desta forma para com os seres humanos doentes".

Abaixo, o texto do meu prezado amigo "Lulu" , a quem o jornalista Alberico Cassiano parabeniza  pela excelente percepção, de conseguir enxergar, em nossas ruas, perdidos, seres humanos tão distintos. 


"Parece cômico, não? Mas é sério. Muito sério ! Infelizmente, a falta de bom senso de boa parte da população é grande. Por desconhecimento acerca de saúde mental ou imaturidade, muitos tratam pessoas com problemas mentais como “bobos da corte” e pária da sociedade. 



Um exemplo é o rapaz conhecido vulgarmente por “Melado”. Ele é visto constantemente vagando pelas ruas de Surubim ao relento e sem cuidados básicos. Às vezes sob o efeito de álcool, oferecido por gente que gosta de vê-lo surtando e dizendo impropérios. 



Já não bastassem as dificuldades de se viver assim sem tratamento devido, há quem faça pouco caso e não demonstre empatia, sensibilidade, solidariedade, etc. Em vista disso, invista em compreensão. Ajude ou pelo menos não atrapalhe. Pois loucos é quem ignora o respeito para com o próximo." 


A informação é muito importante. Assim, sugiro a quem tiver interesse sobre o tema, os links : 

http://www.adeb.pt/pages/estigma-saude-mental  que traz "Estima e Saúde Mental" e o http://www.vice.com/pt_br/read/o-brasil-trocou-os-manicomios-pelos-remedios-psiquiatricos, com um importante questionamento : O Brasil trocou os manicômios pelos remédios psiquiátricos ?


Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 19/11/2015

Sobre o autor do Blog

Sérgio Ramos é Casado, pai, Radialista e Diácono evangélico, Militante do meio Radiofônico.Iniciou a profissão na Rádio cultura do nordeste S/A Caruaru - PE

Visualizações

Seguidores

FAÇA SUA DENUNCIA

FAÇA SUA DENUNCIA
Promotoria de Justiça – 3624-1956 Conselho Tutelar Surubim -3634-4656 S D S de Surubim – 3634-2710 Delegacia de Surubim – 3624-1974 Delegacia da Mulher – 3624-1983
back to top