Sindicalista Israel Crispim Torna – se Cidadão de Vertente do Lério

(Foto: Blog da Prefeitura de Casinhas)
Sobre a iniciativa do vereador David Almeida, foi apresentado na sessão da câmara municipal na última quinta feira (06) um projeto de decreto legislativo concedendo ao sindicalista Israel Crispim Ramos, o titulo de cidadão da cidade do ouro branco Vertente do Lério, em sinal de reconhecimento pela luta de Crispim nos movimentos de defesa dos trabalhadores do campo.

O homenageado com esta outorga nasceu no Sítio Junco de Surubim, e seus pais eram trabalhadores rurais, ele tem quatro filhos e alguns netos. O mesmo estudou em escola primaria de sua comunidade e por falta de condições, teve que parar os estudos aos 11 anos de idade.

Sendo Crispim um jovem atuante e que se destacava em suas ações, aos 13 anos foi convidado a ensinar na escola de alfabetização de jovens e adultos pelo inesquecível padre Monsenhor Ferreira Lima (Escola Radiofônica), também ensinou e coordenou outra escola de alfabetização no circulo de trabalhadores cristãos de Surubim, e aos 18 anos tornou – se sindicalista.

Assumiu a tesouraria do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Surubim em 1971. Desde então, cumpriu vários mandatos e, em 1981 foi presidente do STTR.

Israel Crispim conseguiu concluir o curso técnico em administração e, logo em seguida, graduou – se nos cursos de Biologia e Matemática. Participou de capacitação sobre Sindicalismo Rural; Educação Sindical; Capacitando – se sobre programa de Rádio (Cecosne); Treinamento (DIEESE); Curso do Instituto Cultural em São Paulo (ICT), entre outros.

De 1978 a 1996, integrou a diretoria executiva da Fetape, ocupando os cargos de 1º e 2º secretário, e secretário de reforma agrária.

Em 2006, assumiu a coordenação de política para terceira idade da FETAPE.

O hoje cidadão de Vertente do Lério foi fundador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casinhas, cidade onde fixou moradia. É presidente de honra do sindicato de Surubim, além de coordenador do Polo Sindical do mesmo município.

Desde o ano de 1972, produz e apresenta o programa A VOZ DO TRABALHADOR RURAL.
Crispim é filiado a central única dos trabalhadores (CUT), e contribuiu com a criação do sindicato dos trabalhadores rurais da terra que hoje lhe adota como filho.

O decreto apresentado por David Almeida foi acolhido por todos os vereadores presentes na sessão. Agora Resta esperar o dia que será entregue o titulo ao homenageado, concretizando assim essa justa e merecida honraria.

Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 08/08/2015