2016: Flávio Nóbrega é ou não é candidato em Surubim?

As especulações em torno de futuros candidatos a prefeito de Surubim são meros exercícios de adivinhação. Exceto, evidentemente, o atual prefeito Túlio Vieira, que é o candidato natural do seu partido, o PT, os demais nomes que chegam ao nosso conhecimento pela boca do povo não são necessariamente os indicados pelos respectivos partidos. Existe por trás dessas possíveis candidaturas todo um jogo de interesses e até mesmo uma estratégia para tornar a campanha política menos dispendiosa. Um nome que for lançado prematuramente, dentro desse nosso cenário de interesses e desavergonhada mendicância, chegará, com certeza, às vésperas do pleito exaurido e depenado financeiramente.

A nossa curiosidade, entretanto, se sobrepõe a tudo isso e, a cada mês que avança, especulamos e colocamos os possíveis candidatáveis dentro das nossas conversas. Dentro dos partidos não existe nenhum coelho escondido na cartola, nenhuma carta na manga, nenhuma mágica, de forma que não haverá surpresas. Os candidatáveis são os mesmos. O Correio do Agreste estará atento a toda essa movimentação nos bastidores dos partidos, assim como a todas as "peruas" que forem jogadas no cenário eleitoral e não se furtará a falar sobre o assunto.

É OU NÃO É? - Não acreditamos na possibilidade do ex-prefeito Flávio Nóbrega sair como candidato ano pleito do próximo ano, Primeiramente, porque ele não tem espaço no PT, de onde deverá migrar para outro partido a qualquer momento. Segundo, porque fora do PT e do PSB, neste momento, não existe agremiação partidária capaz de montar uma estrutura competitiva para a eleição de prefeito. O próprio Flávio é comedido nos gastos e não investirá maciçamente em si mesmo. Essa estória de candidato pequeno ganhar uma eleição disputada como a de Surubim só acontece uma vez na vida. Ele foi o contemplado quando se elegeu da primeira vez prefeito, mas as circunstâncias eram outras. Além do mais, um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.

CANDIDATO DO PSB? - Essa é mais outra conversa difícil de acreditar. O PSB local está consolidando uma oligarquia. Ao descolar-se do grupo Farias, por uma questão apenas de desgaste, vai ganhando terreno. Suas tentativas nascidas em Surubim, como o lançamento de Ana Célia, por vezes repetidas, para prefeita, não vingaram. Mas depois de tanto esforço, ninguém vai entregar a "rapadura" a um nome pouco confiável, haja vista o histórico de Nóbrega. Nesse quadro, a indicação mais competitiva desse partido deverá vir de cima. Quanto a Flávio Nóbrega entrar no PSB, será um suicídio político.

Fonte: Correio do Agreste
Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 25/08/2015