Secretaria de Cultura e CIA. Olhares Apresentam: Auto de Natal Nordestino.

A Terra do calcário Vertente do Lério receberá pela primeira vez uma apresentação do Auto de Natal Nordestino, no dia 24 Dezembro ás 19hs em Frente à Igreja de Nossa Senhora das Victórias no Centro da Cidade, em mais uma ação da secretaria de cultura local e CIA. Olhares de Teatro e Danças.

O secretário de cultura, com o apoio do prefeito Daniel Almeida, tem trabalhado a frente da secretaria com objetivo de oportunizar aos seus munícipes o conhecimento e o acesso às diversas apresentações culturais, ao mesmo tempo em que criar um público de expectadores, ou seja, formação de plateia.

Sinopse

Maria e José são dois moradores da zona rural. Lampião, Padre Cícero e Luiz Gonzaga são os reis magos (Bonecos Gigantes). E Jesus Cristo um menino como tantos outros nascido em meio à miséria do Nordeste. Sacrilégio? Nem tanto. Pois é assim que os tradicionais personagens bíblicos se apresentam no Auto de Natal Nordestino, uma versão do nascimento do Salvador que será apresentada pela Companhia Olhares de Teatro.


Na versão, Maria e José estão prestes a ter um filho e, por isso, vão à cidade grande em busca de um local para o Senhor nascer. Chegando ao litoral, encontram à cidade em festa com o bumba meu boi. O texto faz um paralelo com a vida de tantos sertanejos errantes em busca de uma vida melhor, seja nas metrópoles nordestinas, inchadas e cheias de problemas sociais e econômicos - qualquer semelhança com o Recife não é mera coincidência, seja na ilusão do "sul maravilha".


Num diálogo com o mestre do boi, José explica a opção. "Ele diz que queria que o filho nascesse num lugar melhor. E que tinham dito pra ele que na cidade grande a magreza é de fastio e não de fome". São 50 minutos de um musical dublado, no qual vinte atores/dançarinos interpretam um mix dos ritmos tradicionais: do xote ao forró ou do xaxado ao baião. O figurino é todo baseado nos folguedos e na Feira de Caruaru. O menino-deus não ganha mirra e incenso de presente e sim produtos que representam a economia de cada município por onde a trupe passa. Exemplos: Morangos de Gravatá,  uvas de Petrolina,  águas de Bonito e por aí vai... Ao todo, trinta cidades são homenageadas com as oferendas escritas por Rogério Menezes,


"Para este que nasceu
Com raios de luz divina
Vim trazer leite de cabra
Criada em Araripina
Meninos de São Caetano
E uvas de Petrolina
Trouxe romã de Bezerros
E alfenim de Agrestina..


Todo o texto foi escrito em literatura de cordel. Rimando rima com rima, Racine Santos - autor - faz um apanhado da riqueza cultural sob o sol escaldante do Agreste.
"É um espetáculo atual, um musical que pode ser apresentado em quaisquer lugares, pois mostra o que há de mais belo nas nossas tradições".

CIA. OLHARES APRESENTA:AUTO DE NATAL NORDESTINO 

Texto: Racine Santos
Adaptação do Texto: Prazeres Barbosa
Direção Geral: Benício Júnior

Direção de Elenco: Sheila Tavares
Coreografias: Flávio Barbosa


NO DIA 24 DE DEZEMBRO 2013
NÃO PERCAM!

Fonte: Benício Júnior
Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 24/11/2013