Armando Monteiro anuncia saída do PTB do Governo do Estado

O senador e presidente do PTB em Pernambuco, Armando Monteiro Neto, fez uma entrevista coletiva na noite desta sexta-feira (11) para anunciar que sua sigla entrega os cargos no Governo do Estado e na Prefeitura do Recife. Ele conversou com o prefeito Geraldo Julio (PSB) e com o governador Eduardo Campos (PSB) pela tarde. Na entrevista, o senador disse que este gesto dava maior “liberdade” ao PTB, mas negou que fará oposição no âmbito estadual.

Armando Monteiro atribuiu a saída do PTB do governo à filiação da ex-senadora Marina Silva ao PSB e disse que neste momento a Frente Popular está rachada no estado. “A candidatura do PSB era uma possibilidade até sábado, mas agora, depois da junção de Marina a candidatura está consolidada. Considerando que o PTB nacional tem um claro alinhamento em favor da reeleição de Dilma Rousseff, isso produz uma natural dispersão dos partidos. 

Então a Frente Popular se dissolve, ou desmembra, a partir de agora e alguns partidos acompanharão Dilma. A Frente cumpriu um papel responsável pelos avanços em Pernambuco, mas agora vamos seguir um caminho coerente com a posição nacional”, falou.

O senador disse que a conversa com Eduardo Campos foi cordial e que ambos compreenderam suas posições. Além disso, Armando Monteiro disse que não fará oposição na Câmara do Recife e da Assembleia Legislativa de Pernambuco. “Vamos continuar na Assembleia e na Câmara apoiando todas as iniciativas e projetos de interesse de Pernambuco. Não cabe em decorrência dessa circunstância ter um rompimento e fazer oposição” considerou.

Apesar do PTB sair na frente do PT, que não decidiu se vai ou não entregar os cargos no Governo do Estado, o senador insistiu que isso não é contraditório e falou da força do PT em Pernambuco. “Aqueles que acham que o PT se fragilizou têm uma avaliação errada. O partido tem história e um enraizamento em Pernambuco. Não sei se é contraditório o fato de entregarmos os cargos antes. O PT tem sua natureza e processos diferentes”, afirmou.


Armando Monteiro considerou que há um paralelo entre a situação do PSB a nível nacional e do PTB em Pernambuco. “Participamos da gestão e fizemos avanços em diversas áreas. Nas secretarias que ocupamos fizemos um trabalho extraordinário. Agora, há muitos desafios e nessa perspectiva temos que discutir o futuro. No estado se abre um ciclo novo pois, o governador já foi reeleito. O pernambucano será mais exigente no futuro. Ele quer algo desse padrão para melhor, quem se acostuma a andar no ritmo mais forte não se acostuma com um mais lento”, declarou.
 
No Governo do Estado o PTB comandava o Detran e a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. Já na Prefeitura do Recife, os trabalhistas encabeçavam a Secretaria de Saneamento.


Fonte: blogdomagno.com.br
Postado por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 13/10/2013