Estado lança plano contra a dengue


Quase 25 mil pessoas já tiveram dengue neste ano em Pernambuco. O índice cresceu 70% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando 14.303 casos foram confirmados. Neste ano, 184 pessoas tiveram dengue em estágio grave e 71 pessoas morreram - no ano passado foram 95 óbitos até outubro. Para intensificar o combate da doença, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou ontem o Plano de Ação para Prevenção e Controle da Dengue 2013, que inclui conscientização da população a treinamentos para profissionais. Uma das novidades é o Alô Saúde, central telefônica na qual os médicos, enfermeiros e agentes poderão tirar dúvidas. Serão investidos R$ 5,8 milhões pelo governo do estado, além de R$ 6 milhões enviados pelo Ministério da Saúde, que serão repassados aos municípios. Os hospitais estaduais terão um reforço de 37 profissionais para os núcleos de epidemiologia e 1,4 mil equipes de Saúde da Família serão treinadas para atender a população. 
“Também usaremos a imagem dos atletas para atrair a atenção da população”, afirmou o secretário de Saúde Antônio Carlos Figueira. Ontem, no lançamento, várias pessoas aproveitaram para tirar fotos com os jogadores Magrão, do Sport, e Renatinho, do Santa Cruz, e o ex-jogador Kuki, atual auxiliar técnico do Náutico.

O lema da campanha é “Em nossa casa, a dengue não entra”. Cerca de 90% dos focos do mosquito estão dentro de casa. Na residência aposentada Rita Maria de Jesus, 78 anos, não há água parada. “A agente de saúde vem aqui quase todos os meses e já me explicou os cuidados que tenho que tomar”. Quem quiser tirar dúvidas pode entrar em contato com a Central da Dengue: 0800 286 2828.

Da Assesoria de Comunicação do Cremepe
Fonte: Diario de Pernambuco
Postado por Sérgio Ramos/Repórter – 29/10/2012

Postar um comentário

0 Comentários