Governo do Estado reativa programa Patrulha do Bairro

O Governo do Estado relançou, na manhã desta quinta-feira (30), o Programa Patrulha do Bairro, que visa reduzir o número de crimes violentos contra o patrimônio (CVP) e tem como filosofia a doutrina da polícia comunitária. No Recife, serão contemplados 94 bairros. Já Jaboatão dos Guararapes e Olinda terão cobertura em 11 bairros cada. Em setembro, as cidades de Caruaru e Petrolina receberão os novos serviços. O investimento é de R$ 551.145 mensais.

O programa, que será mais um forte aliado do Pacto Pela Vida, contará com 175 novas viaturas, sendo 125 modelos Tucson e 50 Spacefox. Cada viatura será guiada por dois agentes e equipada com rádios digitais interligados com o seu Batalhão e com o centro Integrado de Operações da Defesa Social (CIODS). Os policiais terão celular com acesso à internet e linha exclusiva com líderes comunitários. Estarão envolvidos com a Patrulha do Bairro os Batalhões de Olinda (1º BPM), Jaboatão (6º BPM), Apipucos (11º BPM), Jiquiá (12º BPM), Campo Grande (13º BPM), Santo Amaro (16º BPM) e Boa Viagem (19º BPM).

Segundo o Diretor Geral de Operações da Polícia Militar, coronel Paulo Cabral, os bairros de Casa Amarela, Afogados, Madalena, Imbiribeira, Prazeres e Piedade serão contemplados com duas patrulhas cada por serem localidades onde o número de ocorrências policiais é mais elevado. Os bairros do Ibura, onde há intensa atividade de tráfico de drogas, e Cordeiro, local assolado por roubos constantes de veículos, também receberão duas patrulhas. “Nossa meta é reduzir em 30% o número de CVP’s”, disse o coronel.

A Patrulha do Bairro também terá um canal de comunicação via web na página da Secretaria de Defesa Social (SDS) denominado “Comunidade Conectada”. No site, o cidadão poderá demandar, denunciar, informar e fazer sugestões em relação à segurança do seu bairro, diretamente à patrulha, sendo assegurado o seu anonimato. A ouvidoria, dessa forma, estreitará a comunicação entre o denunciante e a patrulha comunitária. Ao entrar em contato com a ouvidoria, o denunciante recebe um número de protocolo e pode acompanhar a denúncia através do canal na internet e do telefone 0800 081 5001. O serviço funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h. Atualmente, a ouvidoria recebe de 150 a 200 denúncias, a maioria delas através da internet.

Na solenidade de relançamento, que aconteceu na sede provisória do Governo Estadual no Centro de Convenções, estiveram presentes o prefeito de Recife, João da Costa, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio e o idealizador do projeto, o ex-governador Roberto Magalhães. Durante seu discurso, Eduardo Campos exaltou os feitos do Pacto Pela Vida e anunciou a criação de novos postos de coronéis que serão ocupados em 2013.

Ainda houve a entrega simbólica de 4.630 coletes balísticos e 250 tasers. Os aparelhos de taser foram doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e cada viatura do programa será equipada com um deles.


HISTÓRIA

O programa foi lançado em 1985, no governo de Roberto Magalhães, quando a Polícia Militar pernambucana adquiriu 100 Kombis. Os veículos foram distribuídos pelos bairros dos 14 municípios da Região Metropolitana, com presença policial em dias alternados.


Fonte: folhape.com.br
Postado Por Sérgio Ramos/Repórter – 31/08/2012
Contato: felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br





Postar um comentário

0 Comentários