Polícia Militar passa a integrar projetos sociais do Cremepe


O coordenador do Centro de Estudos Avançados do Cremepe (Ceac), conselheiro Ricardo Paiva, e coordenadora-executiva, Fernanda Soveral, estiveram na manhã da terça-feira (24), no Quartel do Derby, para uma reunião expositiva dos resultados da caravana e na busca de apoio para outros projetos do Cremepe e do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Na ocasião estiveram presentes os coronéis e capitães dos batalhões da cidade, além de representantes do setor de inteligência da Polícia Militar. O coordenador da reunião, coronel Petrônio, iniciou o encontro com a apresentação dos militares e da situação das suas respectivas zonas. Depois, Ricardo Paiva explicou o objetivo das caravanas, que através dos questionários de percepção de realidade. “Nós conseguimos ver e fiscalizar as unidades de saúde, tanto na visão dos médicos, quanto da própria comunidade” disse.
Paiva ainda destacou a importância de uma polícia mais próxima da comunidade, já que muitas vezes os moradores não denunciam o tráfico de drogas por medo ou por receberem ameaças. Segundo ele, se a polícia estiver em parceria com os cidadãos, o índice de violência poderá diminuir visivelmente. “Devemos fazer uma aliança entre a polícia e a sociedade”, sugere o médico. Ele ainda analisou que, em relação ao combate das drogas, há três eixos: saúde, polícia e sociedade. "Mas o único que funciona é a polícia porque, aqui, não existem centros de reabilitação rápida e nem psicólogos para tratar os usuários da sociedade", afirmou.
Após a explanação do médico, o major Roque, que faz parte do setor de inteligência da PM, falou da importância de pesquisas como a da caravana, uma vez que a informação é fundamental para que haja mudanças no comportamento tanto dos militares quanto da sociedade. “Cada um precisa assumir suas responsabilidade, o pai na hora de educar o filho, a professora na escola e a polícia junto à sociedade”, concluiu.

Foto: Joelli Azevedo
Fonte: assessoria de comunicação do Cremepe.
Postado Por Sérgio Ramos/Repórter – 30 - 07-2012
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br

Postar um comentário

0 Comentários