Severino Cavalcanti ainda tem uma chance de escapar da Ficha Limpa

Prefeito de João Alfredo que desde ontem - quando o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a Lei da Ficha Limpa - ninguém sabe por onde anda, Severino Cavalcanti (PP) ainda tem uma chance de não ficar inelegível. Caso ele consiga duas certidões da Câmara dos Deputados, ele pode garantir o direito de disputar as eleições tanto deste ano, quanto de 2014. Um dos documentos já está nas mãos do político envolvido no escândalo que ficou conhecido como "mensalinho".

O Blog de Jamildo obteve nesta sexta-feira (17) a cópia de uma certidão da Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara que, a pedido do próprio Cavalcanti, garante que até 2 de dezembro de 2010 não consta "processo disciplinar instaurado contra o referido deputado, nem punição de perda do mandato parlamentar no âmbito da Câmara dos Deputados".

O documento é assinado pelo secretário-geral da Mesa Diretora, Mozart Vianna de Paiva.

De acordo com o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco (OAB-PE), Walber Agra, se Severino Cavalcanti conseguir uma outra certidão dando conta que que nenhuma petição pedindo a cassação de seu mandato foi protocolada, ele consegue se livrar das penalidades da Lei da Ficha Limpa.

E é justamente nesses dois documentos que os advogados de Severino devem embasar a defesa dele.

"A chance dele é arranjar essa certidão. (Se ele conseguir esse documento), ele não tem a esperança, mas a certeza de que é elegível", considerou Walter Agra.

Em 2005, Severino protagonizou o escândalo que ficou conhecido como "mensalinho", quando era presidente da Câmara. O então deputado foi acusado de cobrar proprina ao empresário Sebastião Buani para permitir que ele explorasse um restaurante instalado em um dos anexos do Legislativo.

O empresário disse que o valor da fatura era R$ 10 mil. Severino alegou ser vítima de uma tentativa de extorsão. Renunciou em 21 de setembro de 2005 justamente para escapar da cassação.

Procurado pela reportagem, o prefeito não atendeu nem retornou as ligações.

Por Daniel Guedes

Postar um comentário

0 Comentários