inimigos em busca de trégua

Adversários históricos, o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), de fato, estão numa campanha de reaproximação. A troca de cumprimentos no Baile dos Artistas, há 15 dias, foi o desdobramento de um encontro que aconteceu em dezembro, antes da viagem do socialista para a Europa com a família. A conversa entre os dois foi realizada longe dos holofotes, na casa de um amigo comum, no Recife, e durou cerca de três horas. Trataram de política nacional, sem se ater às discussões locais.

O novo cenário da política pernambucana pode ser colocado como o principal motivador da tentativa de restabelecer os vínculos. A Eduardo não interessa alimentar brigas paroquiais. Presidente nacional do PSB, o governador, cada vez mais, é referência para tratar de temas que sensibilizam a opinião pública nacional, como a distribuição dos royalties do petróleo.
Jarbas, por sua vez, deliberadamente dedica o mandato no Senado a questões nacionais. No primeiro discurso que fez na tribuna neste ano, por exemplo, o peemedebista fez duras críticas à presidente Dilma Rousseff. Não que ele se furte a tratar sobre os assuntos do estado – ele articula a candidatura da oposição à Prefeitura do Recife. Mas, mesmo provocado, evita fazer críticas às lideranças pernambucanas, inclusive a Eduardo. O interesse do filho do senador Jarbinhas de concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores do Recife também é apontado como um novo componente dessa reaproximação. A nova geração não pode se contaminar com “ódios” antigos.

Poucos aliados tomaram conhecimento do encontro de Eduardo e Jarbas em dezembro. Nem mesmo os mais próximos confirmam a existência da conversa. Os que foram informados sobre o assunto apostam que, depois do carnaval, o governador e o senador voltarão a se reunir e, dessa vez, com publicidade.

Fonte:blog do Magno e  DIARIO DE PERNAMBUCO - ANDREA PINHEIRO

Postar um comentário

0 Comentários