Acontece em Surubim, entre os dias 9 e 11 de janeiro, o 6.° Festival Mamulengá. A programação ocorre em diferentes espaços da cidade e presta homenagem ao mestre Noé da Ciranda, referência da cultura popular pernambucana, falecido no final de setembro do ano passado e presença constante nas cinco edições do evento.
As atividades têm início na sexta-feira (9), no “Terreiro da Casa em que Eu Nasci”, espaço de cultura fundado por Noé da Ciranda, localizado na Rua Oscar Cavalcante Porto, nº 372, no bairro Diogo. A partir das 16h, será realizado o plantio e a doação de mudas de árvores. Às 19h, acontecem apresentações e manifestações espontâneas de artistas, familiares, amigos e admiradores de Noé. Às 20h, está prevista a apresentação do grupo Ciranda Rosa Branca.
No sábado (10), a programação ocorre no Portal Pindorama, na Rua Lagoa Nova, nº 502, bairro Lagoa Nova. Às 14h, haverá inscrição e oficina de pintura com o artista plástico potiguar Luiz Anísio, de Natal (RN), com vagas limitadas. Às 18h, acontecem apresentações musicais com Biuzinho do Violão, de Surubim, e Jorge Dissonância, de Aracaju (SE). Às 19h, será realizada a inauguração do Portal Pindorama, com a participação da cacique Evani Campos e do pajé José Elias Campos, da Aldeia Tuxá Campos de Itacuruba (PE), e de João Malunguinho. Às 19h20, ocorre a inauguração do Ateliê Mestre Zé Severino. Às 19h40, será exibido o filme “Noé da Ciranda”, seguido de roda de conversa. Encerrando o dia, às 20h, acontece a apresentação do grupo Sambada de Coco de Surubim.
No domingo (11), as atividades acontecem no Pátio dos Mamulengos Gigantes, também na Rua Lagoa Nova, nº 502. A partir das 9h, haverá continuidade da oficina de pintura com Luiz Anísio. Às 14h, ocorre a abertura da exposição com obras do artista e dos participantes da oficina. Às 15h, está previsto um entardecer poético musical, com apresentação literária da artista paraibana Juliana Soares e oficina de musicalização com materiais recicláveis, ministrada por Emerson Silva, do Núcleo de Literatura José Nivaldo, do Sesc Ler Surubim. Às 16h30, acontece a saída de um cortejo cultural do Portal Pindorama em direção ao Pátio dos Mamulengos Gigantes. Às 17h, têm início as apresentações culturais com os grupos Boi Surubim, Ciranda Rosa Branca, Mazurca Pé Quente do Alto do Moura (Caruaru), Bloco Caboclinho do Sítio Melancia (João Alfredo), Forró de Rabeca por Tito Mendes (Olinda) e Mamulengo Arte da Alegria, com o mestre Bel, de Glória de Goitá.
Durante os três dias, o festival contará ainda com atividades complementares, como feirinha de artesanato, pintura ao vivo, entrega de troféus, sorteio de brindes, doação de sementes e mudas de árvores, doação de sementes indígenas e venda de alimentos e bebidas não alcoólicas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 9-9171-1314 ou pelo perfil @memorialdosseverinos no Instagram.
04/01/2026
Por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro
0 Comentários