Parte do acervo das partituras originais do músico e compositor Capiba passou por sua primeira conservação e digitalização e será disponibilizada por meio da criação de um site.
Sobre Capiba:
Dono de uma produção musical prolífica e variada, Lourenço da Fonseca Barbosa (Surubim, 1904 – Recife, 1997), conhecido como Capiba, se consagrou principalmente por suas composições no gênero que se tornaria o mais representativo da música urbana do Recife: o frevo. No entanto, Capiba não se restringiu a esse estilo musical, incursionando também por valsas, maracatus, sambas, guarânias, modas, canções, foxtrotes, baiões, batuques, cirandas, dobrados, toadas, choros, além de integrar o movimento Armorial.
Capiba é considerado um dos mais importantes e influentes compositores da música pernambucana do século XX. Suas composições foram gravadas por músicos consagrados da música popular brasileira, como Agostinho dos Santos, Alceu Valença, Almirante, Araci de Almeida, Caetano Veloso, Chico Buarque, Ciro Monteiro, Claudionor Germano, Dilermando Reis, Expedito Baracho, Dircinha e Linda Batista, Elza Soares, Francisco Alves, Gal Costa, Geraldo Azevedo, Guerra-Peixe, Heraldo do Monte, Jair Rodrigues, João Bosco, Lia de Itamaracá, Luiz Gonzaga, Lula Côrtes, Maria Bethânia, Maysa, Nélson Gonçalves, Ney Matogrosso, Originais do Samba, Paulinho da Viola, Raphael Rabello, Sílvio Caldas, Sivuca, Lenine, Antônio Carlos Nóbrega, entre outros, totalizando mais de 176 intérpretes de sua obra.
O Projeto:
O projeto "Capiba – Preservação e Difusão" priorizou inicialmente a conservação das partituras originais mais desgastadas, que se encontram na residência de Dona Zezita Barbosa (viúva e detentora do acervo de Capiba) e na sede da Associação Cultural Capiba (ACC). Este trabalho incluiu o inventário, conservação, acondicionamento, digitalização e criação de um site para a difusão pública desse precioso material. O objetivo é salvaguardar parte da obra do compositor, sensibilizar instituições públicas e privadas, bem como o público em geral, sobre a necessidade de preservação e restauro de todo o acervo musical, além de difundir a obra de Capiba e colaborar com a identidade cultural do povo brasileiro.
O Achado:
Foram encontrados diversos gêneros musicais, como Capiba os classificava: samba, samba carnavalesco, samba-choro à moda carioca, choro, tango, tango argentino, maracatu, ciranda, marcha, marcha-rancho, marcha carnavalesca, maxixe, frevo-canção, canção afro-brasileira e foxtrote. Também foram encontradas partituras de poemas musicados por Capiba, de autores renomados como Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho, João Cabral de Melo Neto, Ascenso Ferreira, Castro Alves, Ariano Suassuna, Vinicius de Moraes, Ferreira dos Santos, Alphonsus de Guimaraens, Esther Sterenberg, Mauro Mota, José Laurentino de Melo e Jorge de Lima. Descobrimos, ainda, uma composição em homenagem ao importante violonista João Pernambuco.
Após três anos de trabalho dedicado pela equipe, desde a aprovação no Funcultura – PE até o lançamento, especialmente o minucioso trabalho das restauradoras, foram devidamente conservadas, acondicionadas e digitalizadas cerca de 130 músicas, totalizando 930 páginas de partituras originais transcritas por Capiba, proporcionando-lhes um novo sopro de vida!
O Site:
O site (projetocapiba.com.br) será o repositório desse acervo, sendo atualizado gradualmente, juntamente com informações sobre o compositor e a Associação Cultural Capiba (ACC).
Lançamento no Recife:
A produção do projeto, em conjunto com o Paço do Frevo, fará o lançamento do site no Recife, no próximo dia 24 de maio, sexta-feira, às 15 horas com entrada gratuita. Durante o evento, Amaro Filho, Lucas Guerra e Debora Mendes que trabalharam no projeto, falarão sobre a iniciativa.
Equipe:
- Coordenação: Lucas Guerra e Página 21
- Curadoria Musical: Lucas Guerra
- Produção, Documentação e Comunicação: Amaro Filho
- Produção Executiva: Claudia Lisboa
- Técnicas em Conservação e Restauro: Luanda Andrade e Vânia Cândido
- Consultoria em Arte, Conservação e Restauração: Debora Mendes
- Apoio: Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGPE), CEPE, Art sobre Restauro, Associação Cultural Capiba
- Incentivo: Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco
- Realização: Página 21 e Associação Cultural Capiba (ACC)
Contato:
- Amaro Filho – (81) 98871-9261
Fonte: Fernando Guerra
Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-23/05/2024
0 Comentários