Pernambuco comemora 150 anos da imigração italiana

Da Redação
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
Foto: Giovanni Costa

Nesta quarta (10), a Assembleia Legislativa de Pernambuco será palco de uma sessão solene proposta pelo deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP), em celebração aos 150 anos do início da imigração italiana para o Brasil, um marco histórico que moldou profundamente a cultura e a identidade do estado.

A imigração italiana trouxe contribuições inestimáveis para Pernambuco e é momento de comemorar e reconhecer a importância desse legado para a nossa sociedade“, afirma Henrique Queiroz Filho.

A imigração italiana deixou uma marca indelével em Pernambuco, com uma colônia italiana forte e entusiástica, cujas raízes se aprofundam no tecido social da região. Originários principalmente da região da Calábria, no Sul da Itália, esses homens e mulheres corajosos buscaram uma nova vida em terras brasileiras, fugindo das dificuldades enfrentadas em sua terra natal.

Muitos desses imigrantes, vindos do campo e com habilidades artesanais, contribuíram significativamente para a construção e o desenvolvimento de Pernambuco. Suas famílias, como Russo, Perazzo, Chiappetta, Lagioia, Dallanora, Sonda, Perrelli, entre outras, deixaram um legado duradouro na sociedade pernambucana, preservando sua marca em diversas áreas, desde a economia até a cultura.

Neste evento comemorativo, será ressaltada a importância e o impacto da imigração italiana em Pernambuco, reconhecendo o valor das contribuições desses pioneiros e celebrando sua coragem, resiliência e determinação em busca de uma vida melhor. 

Realizada às 18h, no auditório Sérgio Guerra, a sessão solene representa não apenas uma homenagem à história, mas também um tributo às famílias italianas que ajudaram a construir o estado que conhecemos hoje.

Do Blog Cenário 

Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-10/04/2024

Postar um comentário

0 Comentários