O presidente da Fundação de Cultura de Caruaru (FCC), Hérlon Cavalcanti, ressaltou que eventos como este estão sendo realizados em todo o Brasil devido ao retorno do Ministério da Cultura. “Todos os seis eixos desta Conferência se complementam. O movimento é de diálogo sempre. É assim que a gente trabalha na gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro”, disse.
Durante o evento, houve a leitura e aprovação do regimento e a apresentação da metodologia dos trabalhos que serão desenvolvidos ao longo da Conferência, que seguirá pelo domingo (10). Na ocasião, todos os presentes ainda prestigiaram a apresentação do Grupo de Capoeira Raça Nobre - Mestre Tiziu.
A Conferência voltou a ser realizada neste ano após 10 anos de hiato. Quem esteve presente em 2013 e voltou neste ano de 2023 foi a multiartista e secretária da Associação Flor do Barro, Iris Marcolino. “É importante ressaltar que durante esses 10 anos muitas coisas foram conquistadas, mas precisamos de mais. Caruaru é um celeiro de artistas”, destacou.
O Babalorixá Jeremias de Oxum também esteve presente neste evento tão importante não apenas para a cultura municipal, como também para a estadual e nacional. “Represento aqui os povos de terreiro de Caruaru. E esse momento da Conferência foi muito significativo para nós”, afirmou.
Confira a seguir a programação do domingo:
Dia 10 de setembro (domingo) – Espaço Cultural Tancredo Neves
9h: Início dos trabalhos dos seis eixos temáticos:
Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Municipal de Cultura
Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social
Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória
Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais
12h: Intervalo para o almoço
14h: Plenária com apresentação e votação das propostas e eleição dos delegados
18h: Encerramento da 4ª Conferência Municipal de Cultura
ASSISTA:
0 Comentários