Governo de Pernambuco lança convocatória artística do 31º FIG

Da Redação
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
Considerado um dos maiores e principais eventos de cultura e arte do Brasil, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) chega à 31ª edição, em 2023. Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o FIG está previsto para acontecer em julho.

A programação será montada a partir das propostas habilitadas na convocatória nacional de seleção artística do 31º FIG, que terá suas inscrições abertas no próximo dia 26 de abril (quarta-feira). Os interessados em participar do edital poderão se inscrever gratuitamente até o dia 9 de maio de 2023 (terça-feira), por meio da plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br). Clique aqui e confira o edital.

A 31ª edição do FIG reunirá mais uma vez, em Garanhuns, uma diversidade de atividades artístico-culturais, como shows, cortejos, performances, intervenções artísticas, recitais de poesia, contação de histórias, concertos, vivências criativas, espetáculos, desfiles, exposições, mostras culturais, além de manifestações artísticas oriundas das culturas periféricas, tais como hip hop, grafitti, brega-funk e passinho.

INSCRIÇÕES - Poderão apresentar propostas pessoas físicas ou jurídicas, de todo território nacional ou que possuam residência fixa no Brasil, que comprovem atuação em atividades artístico-culturais nos seguintes segmentos: artes circenses, artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design/moda, fotografia, gastronomia, literatura, música, patrimônio cultural e teatro.

Para ter a sua proposta validada, o proponente deve estar cadastrado no Mapa Cultural, como agente individual, preencher obrigatoriamente os campos e anexar arquivos em PDF ou link (acesso público), contendo a documentação solicitada na convocatória.

FIG 2023 - A expectativa da Secult-PE/Fundarpe é de realizar um festival que mobilize e conecte ainda mais a produção artística pernambucana à do resto do país. “O evento faz parte do imaginário do povo pernambucano. Neste ano, além dos polos e palcos já consagrados no FIG, queremos integrar ainda mais ações da Secult-PE e da Fundarpe às atividades realizadas dentro do Festival de Inverno de Garanhuns. A ideia é não só mostrar a riqueza e a diversidade da nossa cultura, como também evidenciar que ela é um pilar fundamental do que é produzido no Brasil, principalmente, no que se refere ao quesito artístico-cultural”, diz o secretário estadual de Cultura, Silvério Pessoa.

Já a presidente em exercício da Fundarpe, Cláudia Rodrigues, destaca que já está providenciando tudo o que é preciso para viabilizar a programação do FIG 2023. “Nossa equipe técnica está empenhada nas contratações e nas licitações que materializam o Festival de Inverno de Garanhuns e, a partir de uma série de reuniões que estamos fazendo com os nossos parceiros, vamos em breve divulgar as novidades previstas para esse ano”, coloca a gestora.

HABILITAÇÃO - As propostas inscritas serão avaliadas em duas etapas. Na primeira, que consiste na análise documental e de cadastros, é verificado o cumprimento de todas as formalidades do edital. Nesse momento, é feita uma apreciação da documentação anexada ao formulário de inscrição e uma verificação do cumprimento das formalidades previstas na convocatória. Essa etapa será realizada por uma equipe técnica composta por servidores e colaboradores vinculados à Fundarpe. O resultado gera propostas habilitadas e inabilitadas (que, no período determinado pelo edital, poderão apresentar pedido de recurso à decisão).

Num segundo momento, será feita a análise artístico-cultural, que permite a avaliação do conteúdo das propostas habilitadas inicialmente. Essa fase será conduzida por comissões constituídas por profissionais com experiência comprovada em suas áreas de atuação. As propostas serão avaliadas de acordo com critérios e aspectos norteadores previstos no edital, sendo atribuídas notas para cada proposta habilitada.

A listagem com as propostas classificadas na análise artístico-cultural será disponibilizada no Mapa Cultural de Pernambuco e no Portal Cultura.PE (www.cultura.pe.gov.br).

Clique aqui e confira o edital e seus anexos do 31º Festival de Inverno de Garanhuns.

Fonte: www.cultura.pe.gov.br

Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro -21/04/2023

Postar um comentário

0 Comentários