SEVERINO FLORÊNCIO SERÁ MEMBRO DA ACACCIL

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 

Este ano a Academia Caruaruense de Cultura, Ciência e Letras, ACACCIL, vai receber um novo membro, é o ator Severino Florêncio. Severino vai ocupar a cadeira de nº 22, cujo o patrono é Rui Limeira Rosal. A defesa de Patronato e diplomação será agendado para ainda este primeiro semestre. 

Severino é natural do sítio Serra de Aires, em Bezerros e veio sozinho para Caruaru ainda adolescente. Estudou e trabalhou no comércio. Já na década de 70 participou do grupo jovem da Igreja do Rosário, depois foi convidado por Jô Albuquerque, atual presidente da Associação dos Artistas, para integrar o grupo de teatro do TEA. Sua primeira atuação acontece no espetáculo “Festa de Casamento”.

Foi convidado para dar uma oficina no SESC, em maio de 1980, tornando-se profissional da casa até hoje. Neste mesmo período criou o Grupo de Teatro do Sesc, que revelou grandes talentos do nosso teatro, a exemplo de Prazeres Barbosa e Maria Alves, e arrematou prêmios nos principais festivais brasileiros de teatro.

Fundou o Grupo de Teatro Arte-em-Cena em 1987 produzindo grandes espetáculos como: “Quinze anos depois”, “Avatar”, “Dorotéia vai à guerra”, “Deus danado” e agora “A Visita”. Deus Danado já está em DVD. Tem nas telonas participação nos filmes “As videntes de Cimbres”, “A cidade de quatro torres” e “O cangaceiro” e “Ferrolho”. Integra o elenco da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém há mais de 20 anos.

Severino contribui também em cargos administrativos no município. Já esteve como diretor da Casa de Cultura, da Diretoria de Cultura e presidiu também a Fundação de Cultura e Turismo. Em 2017 recebeu o Título de Cidadão de Caruaru. Atualmente está com o espetáculo premiado "A Visita", que já circulou pela Europa.

Fonte: BLOG DO PAULO NAILSON

Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-29/01/2023

Postar um comentário

0 Comentários