NÃO EXISTE UMA QUANTIDADE SEGURA DE BEBIDA, APONTA ESTUDO

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 

A Federação Mundial do Coração apresentou relatório desmistificando a noção de que o álcool é saudável para o coração.  Pesquisas mais recentes revelaram uma série de condições crônicas ligadas ao álcool, tais como envelhecimento genético precoce, encolhimento do cérebro e aumento do risco de doenças cardiovasculares.  O álcool também foi considerado um carcinógeno humano associado aos cânceres de mama, fígado, cólon, garganta, boca e esôfago. A OMS também relata que metade de todos os cânceres relacionados ao álcool, diagnosticados na Europa, são causados ​​por consumo leve ou moderado de álcool, um padrão de consumo comum entre os adultos de toda a região.

A Dra. Carina Ferreira-Borges, conselheira regional para álcool e drogas ilícitas do escritório europeu da OMS diz não haver limite comprovado para que a bebida seja isenta de riscos: “Não importa o quanto você beba – o risco para a saúde do bebedor começa desde a primeira gota”.
Em recente relatório do Canadá também foi observado que beber álcool, mesmo em uma pequena quantidade, é prejudicial a todos, independentemente de idade, sexo, gênero, etnia, tolerância ao álcool ou estilo de vida.

A diretora do Centro Rutgers de  Estudos de Álcool e Drogas, da Universidade de Nova Jersey, Dra. Denise Hien, diz que os riscos do consumo de álcool variam de pessoa para pessoa, dependendo de seus dados demográficos, saúde geral, escolhas de estilo de vida e predisposição genética a certas condições: “Aquele copo de vinho para mim pode não ser o mesmo que para outra pessoa”. Hien ressalta que ninguém deveria se servir de uma taça de vinho para fins de bem-estar: “Pode não prejudicar a saúde, mas não é o mesmo que ajudar”.

O Dr. John J. Callaci, do Programa de Estudos do Álcool, da Universidade de Loyola, em Chicago/ IL, por sua vez, acha que há evidências suficientes para sugerir que beber zero é a escolha mais segura – mas ele duvida que os EUA emitiriam tal recomendação tão cedo por não serem tão proativos em questões de saúde pública, pela indústria do álcool ter muito dinheiro e poder político; e o beber está enraizado na cultura dos EUA.

Fonte: Time.Com - 19/01/2023
Postado por Sérgio �������Ramos/Locutor e Blogueiro-26/01/2023

Postar um comentário

0 Comentários