Que pressa é essa? O tempo de Raquel é o tempo dela

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 

Conheço Raquel Lyra de criança. Trabalhei como marqueteiro para o seu avô, João Lyra Filho, para o seu tio, o imortal Fernando Lyra, e para o seu pai, João Lyra Neto. Frequentava a residência dos seus pais. Nunca trabalhei para ela nem com ela. Mas acompanho sua carreira desde os primeiros concursos públicos. Conheço um pouco da sua personalidade guerreira e do seu estilo próprio e austero. 

Raquel liderou as pesquisas até a entrada de Marília na disputa. E, em nenhum momento, perdeu a segunda posição. O resultado do primeiro turno reafirmou o que os levantamentos indicavam. O segundo turno, com todo o respeito, foi um passeio. Contrariando os manuais, não escolheu presidente. Não tremeu com ataques, não embarcou em sugestões avexadas. Não negociou concessões em troca de apoios. Foi ela e, sendo ela, conquistou Pernambuco.

Primeira mulher eleita governadora. Primeira filha (ou filho) de governador a ocupar o lugar que foi do pai. Primeira candidatura alicerçada no interior e pautada por uma gestão interiorana. Muitas primeiras coisas, muitas primeiras vezes.

Raquel foi eleita para mudar. Para devolver Pernambuco aos caminhos da retidão, do Espírito público, da dimensão de grandeza histórica que foram esfaceladas nos últimos desastrosos oito anos. Período no qual o “Leão do Norte” foi jogado no lamaçal do fundo do poço.

Raquel mexe com a cabeça da imprensa e dos políticos porque seus paradigmas não são os convencionais. Não adianta murmurar pelos cantos. Raquel respeita a autonomia dos poderes. Não vai se meter na eleição da Assembleia. Não vai usar a força do Executivo para influir no Legislativo. Confia na capacidade dos aliados. No bom senso geral. E pronto. As relações independentes e autônomas entre os poderes, serão restabelecidas. Promiscuidades comuns na Era que se encerra, serão abolidas. Quem acha que é impossível ou não pode dar certo, comece a repensar os seus conceitos. 

Há um frenesi quase histérico em alguns setores porque, faltando 11 dias para a posse, ninguém foi anunciado. E quem disse que tem que ser desse jeito ou de outro? Quem conhece algo de Raquel, opina: a equipe está montada. Ou quase. Ela só precisará de auxiliares no dia 2 de janeiro. Até lá, sem qualquer preocupação com interesses ou angústias alheias, com a necessidade de ocupar noticiário, todo o primeiro escalão estará anunciado. Estamos iniciando a Era de Raquel. E as coisas acontecem no tempo de Raquel.


Por José Nivaldo Júnior

Fonte: BLOG DO MAGNO MARTINS Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-22/12/2022

Postar um comentário

0 Comentários