Pernambuco confirma 144 casos de varíola dos macacos

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
     Foto: Divulgação. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-PE) divulgou, nesta terça-feira (4), que subiu para 144 o número de casos confirmados, em Pernambuco, de varíola dos macacos, transmitida pelo vírus monkeypox. Os números foram apresentados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE), que agora contabiliza 18 confirmações a mais que na semana passada. 

O estado registrou, até o momento, 1.235 notificações da doença, sendo 350 casos descartados e 707 (644 casos suspeitos e 63 casos prováveis, conforme classificação do Ministério da Saúde) ainda em investigação, o que, desde o mês passado, acontece nos laboratórios estaduais. Dos casos confirmados, 114 são homens, e 30 em mulheres. Ao todo, 47 evoluíram para cura e 97 seguem em isolamento domiciliar. Há oito crianças com até 9 anos entre as confirmações.

Até esta terça-feira, o Brasil havia registrado, de acordo com o Ministério da Saúde, 8.147 casos confirmados, com três mortes. A última vítima foi na segunda-feira (3), mais um paciente de 31 anos, no Rio de Janeiro, cidade onde já houve uma morte. Também aconteceu uma morte em Belo Horizonte (MG). Em todos os casos, as vítimas eram homens e tinham baixa imunidade, por causa de comorbidades. 

O número de confirmados para monkeypox no mundo atinge quase os 55 mil casos, com 19 óbitos, segundo a Organização Mundial de Saúde. A doença é endêmica na África, onde foi identificada, pela primeira vez, no fim dos anos 1950. O atual surto, entretanto, surgiu na Europa, onde, no momento, os casos começaram a apresentar forte diminuição. Não há confirmação de que a varíola dos macacos (que não é igual à varíola tradicional, já erradicada) é uma infecção sexualmente transmissível, mas se sabe, de acordo com estudos da OMS, de que o sexo é o principal modo de contágio neste momento.

Fonte: DIÁRIO DE PERNAMBUCO:

Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro -05/10/2022

Postar um comentário

0 Comentários