Comemorações dos 50 anos do Teatro João Lyra Filho serão marcadas por espetáculos, shows e muitos desafios.

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
 
No próximo mês de outubro, o Teatro João Lyra Filho dará início às comemorações do seu cinquentenário. As atividades previstas numa programação festiva contarão com shows musicais autorais, espetáculos de teatro e debates sobre Literatura e Patrimônio Cultural, além de lançamentos de livros e que acontecem a partir quinta-feira, dia 6, estendendo-se até o dia 18. A Associação dos Artistas de Caruaru, atual mantenedora do Teatro, convidou uma série de artistas para compor esta grade de atrações.
 
Embora a programação ainda esteja fase final de elaboração, grupos teatrais como o Arte-em-Cena, Maktub Produções, Cia. Avoar, entre outros, farão parte da programação com os espetáculos A Visita, Matilde e Alice e Solte o Boi Na Rua, respectivamente. Outro momento importante da programação serão os dias dedicados a shows musicais, com a participação de nomes da nova música caruaruense, a exemplo do cantor Cacaio e da cantora Renata Torres, que com suas músicas autorais mostram a força dessa vertente cultural da nossa cidade. Outro ponto alto de toda a programação serão as palestras, debates e lançamentos de livros que acontecerão nos dias 17 e 18 de outubro e que o público terá acesso gratuito. Instituições como o Instituto Histórico de Caruaru – IHC, a Academia Caruaruense de Cultural Ciências e Letras – ACACCIL e o Teatro Experimental de Artes – TEA vão participar de debates que serão levantados pelas palestras que falarão sobre Literatura e Patrimônio Cultural. No dia 18, também acontecerão os relançamentos de dois livros: Arte e Seu Ensino: Sentidos Atribuídos Pelas Vozes das Crianças Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da arte-educador e atriz Maria Alves, e Grupo de Teatro do Sesc Caruaru – Fazendo e Aprendendo, organizado por Severino Florêncio, Moisés Gonçalves, Josinaldo Venâncio e Maylson Ricardo.
 
O projeto de comemorações ainda terá um desafio, como explica o presidente da Associação dos Artistas, Jô Albuquerque: “daremos início a campanhas de arrecadação para requalificar o Teatro João Lyra Filho que carece de aperfeiçoamento técnico com nova iluminação cênica e sonorização e mudanças na sua infraestrutura hidráulica e elétrica. Nosso maior desafio será o de sensibilizar a sociedade caruaruense para esta causa”. Todo o planejamento do evento e da campanha de arrecadação foi conduzido pelo consultor e produtor cultural Claudio Soares, com larga experiência em gestão cultural. “O Teatro João Lyra Filho é um marco da moderníssima arquitetura genuinamente caruaruense projetado por Plínio Gustavo. É um marco da cultura da cidade e merece todas as nossas atenções para sua manutenção. Minha ligação afetiva vem desde 1994 quando iniciei minha trajetória cultural e ao ser convidado pela Associação, decidi emprestar meus conhecimentos ao projeto. É um desafio enorme o que vamos enfrentar, mas estou confiante”, afirma.
 
O evento tem o apoio do Sistema Jornal do Commércio, da Prefeitura de Caruaru através da Fundação de Cultura e Turismo, e da Brindgraf e será divulgada na próxima sexta-feira, dia 30. Os ingressos estarão à venda na Banca 3º Mundo, na bilheteria do teatro nos dias de shows/espetáculos e com a produção de cada show/espetáculo, exceto para as palestras que acontecerão nos dias 17 e 18, que serão gratuitas.
 
Uma homenagem ao traço do arquiteto Plínio Gustavo
Nascido no dia 26 de janeiro de 1937, em sua residência na Rua 13 de maio, no centro de Caruaru, Plínio Gustavo de Vasconcelos foi um dos proeminentes nomes do modernismo arquitetônico na cidade na segunda metade do século XX. Também responsável por projetos arquitetônicos bastante conhecidos, como a atual sede da prefeitura de Caruaru, a atual catedral de Nossa Senhora das Dores e a Faculdade de Direito, o projetista assina também o desenho e as formas modernas do Teatro João Lyra Filho, inaugurado oficialmente em janeiro de 1973.
 
Cinco décadas num ato de resistência
Uma maravilha da cultura caruaruense. Um marco ainda da nossa arquitetura, traçado pelas linhas geniais do arquiteto Plínio Gustavo, o Teatro João Lyra Filho foi inaugurado num ato de resistência. Ainda inacabado, recebeu seu primeiro espetáculo em 1972, fato que marca esse cinquentenário, em detrimento de sua inauguração oficial em 1973.
Segundo dados da produção do evento, este projeto de comemoração é uma homenagem a homens e mulheres que representaram e ainda representam o teatro de Caruaru. Daqueles que se foram, como os eternos Vital Santos, Alcimar Vóglia, Antônio Medeiros, Argemiro Pascoal, Emanuel Borges, Hilda Felipe, Cosme Soares, Wellington Branco, Erthon Cabral, Ivan Brandão e tantos outros nomes, como daqueles que ainda estão conosco, levando a força dessa arte e da nossa cidade sempre adiante.
 
SERVIÇO
Evento
50 Anos do Teatro João Lyra Filho – Cinco Décadas Num Ato de Resistência – Homenagem a Plinio Gustavo
 
Dias | Hora
6 a 8 de outubro | 20h30 | Shows Musicais
10 a 15 de outubro | 15h30 e 20h30 | Espetáculos de Teatro
17 e 18 de outubro | 20h | Palestras e Lançamentos de Livros
 
Local
Teatro João Lyra Filho – Caruaru/PE
 
Ingressos | R$ 20* inteira
* Exceto dias 17 e 18, que serão gratuitos
- Banca 3º Mundo
- Bilheteria do Teatro, nos dias de espetáculos a partir das 19h
- Produção dos shows/espetáculos

Fonte: Claudio Soares
Por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro -28/09/2022

Postar um comentário

0 Comentários