Lula também passará por uma inquisição?

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-

A Inquisição foi uma instituição criada dentro da hierarquia da Igreja Católica para julgar católicos que atentassem contra a fé. Na verdade, um tribunal onde as pessoas denunciadas eram forçadas a confessar seus crimes, receber perdão ou alguma penitência para reparar os erros e, em último caso, ser entregues às autoridades que definiam a sentença do culpado, podendo ou não aplicar a pena capital. 

A bancada do Jornal Nacional, com William Bonner e Renata Vasconcelos, não está longe disso. De férias no Rio, não vi a entrevista com Bolsonaro, na última segunda-feira, mas ouvi, de ambos os credos, do bolsonarismo ao lulismo, que se deu uma inquisição. É de se esperar que ocorra o mesmo hoje com o candidato do PT, o ex-presidente Lula. 

Para compreender a criação do Tribunal Inquisitorial, é necessário compreender o contexto medieval a fundo. A religião era um laço fundamental daquela sociedade ocidental, que unia diferentes monarcas, conservava coesas alianças entre reinos e procurava unir os diferentes povos na busca do bem-comum.

A Inquisição da bancada do JN é maniqueista no jornalismo que a Globo julga ser padrão. Mas para ambas as torcidas,  de Bolsonaro e Lula, chega a ser um lixo, adjetivo recorrente nas redes sociais quando fere interesses, seja entre os que julgam que Bolsonaro merece continuar no poder, mesmo com todos seus erros e maluquices, seja entre aqueles que acham que Lula é a alma mais honesta do planeta, que nunca roubou nem deixou roubar.

Quanto à essa polêmica, vale a ressalva de que Lula nunca foi inocentado, como ele diz e os seus séquitos pregam. Na verdade, o STF não anulou, arquivou ou julgou processos da Lava Jato que condenaram Lula. Apenas entendeu, por decisão monocrática do ministro Edson Fachin, que a instância de Curitiba não era adequada, mas sim a de Brasília. E está tudo lá para ser reaberto, mas só Deus sabe quando.

Inquisição vem da palavra latina inquisitio, que significa investigar, ou investigação, ou inquérito. Bonner e Renata não investigam ou julgam, mas têm ao seu dispor um leque de investigações feitas pelos repórteres da Globo que respaldaram inúmeros processos abertos pela justiça e que levaram muitos políticos à cadeia, inclusive Lula.

Estão nos seus arquivos. Se serão abertos hoje na Inquisição com Lula, são outros quinhentos.

Fonte: BLOG DO MAGNO MARTINS Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-25/08/2022

Postar um comentário

0 Comentários