Missa do Vaqueiro vira palco de disputa eleitoral

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 

Com exceção do pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo Partido Liberal (PL), Anderson Ferreira, que participou, no Rio de Janeiro, da Convenção do PL que oficializou a candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição, os demais nomes que pontuam na pesquisa de intenção de votos para o executivo estadual marcaram presença na Missa do Vaqueiro, hoje, em Serrita.

Após dois anos sem acontecer por conta das restrições impostas pela crise sanitária da Covid-19, a celebração em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, que com esta chegou a sua 52ª edição, serviu de termômetro para os pré-candidatos testarem a sua popularidade entre lideranças políticas do Sertão de Pernambuco e eleitores da região.

Líder na disputa pelo comando do Governo, Marília Arraes (Solidariedade) foi uma das que mais chamou a atenção durante a celebração, sendo parada a cada instante e chamada de governadora, abraçada, beijada e festejada pelos populares.

Na terra de Raimundo Jacó, circulou ao lado de André de Paula, pré-candidato ao Senado, e de sua comitiva, que contou com líderes como Luciano Duque, ex-prefeito de Serra Talhada e pré-candidato a deputado estadual; João Bosco, prefeito de Granito, Fabrízio Ferraz, deputado estadual e candidato a reeleição; Armandinho Dantas, pré-candidato a deputado estadual; Julio Lossio Filho, pré-candidato a deputado estadual; Bruno Marreca, vereador de Salgueiro e Aline Mariano, vereadora do Recife.

“Sempre que vou à Missa do Vaqueiro, penso na força do povo sertanejo. Agradeço pelo carinho que recebi do Padre Malan e de Helena Câncio”, afirmou a neta de Arraes.

A ex-prefeita de Caruaru e pré-candidata pelo PSDB, Raquel Lyra, segundo lugar na disputa em Pernambuco, também fez questão de prestigiar o evento.  Feliz com o carinho das pessoas e com o fortalecimento de sua pré-candidatura no Sertão, comprovado com a presença ao seu lado de lideranças de toda a região, Raquel Lyra afirmou:

“É uma grande alegria participar deste evento tão importante e representativo para a cultura de Pernambuco. Uma celebração emocionante, que retrata fielmente o sertanejo, a sua fé e suas batalhas”, comentou Raquel, lembrando ainda que a música “A Morte do Vaqueiro”, conhecida na voz de Luiz Gonzaga, é de autoria do caruaruense Nelson Barbalho.

Além da deputada Priscila Krause, possível nome como vice na chapa de Raquel, que só no próximo sábado deve ser oficializada, o deputado estadual Álvaro Porto, a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, o ex-prefeito do município, Felipe Porto, e o vice-prefeito de Salgueiro, Enilton Carvalho, também acompanharam a programação.

Ainda respirando os ares da presença de Lula em Pernambuco, quarta e quinta passadas, o pré-candidato pelo PSB, Danilo Cabral, destacou a importância da celebração. “A missa marca, sobretudo, a história de resistência do povo nordestino, do povo pernambucano, do povo sertanejo. A morte de Raimundo Jacó traz esse simbolismo de um povo que Euclides da Cunha bem definiu como um povo forte”, pontuou Danilo.

Danilo circulou no evento ao lado dos deputados Raul Henry (federal), Aglailson Victor (estadual) e Rodrigo Novaes (estadual); dos prefeitos Aleudo Benedito (Serrita), Nininho (Parnamirim) e Raimundinho Saraiva (Exu), além de ex-prefeitos, vereadores, pré-candidatos e lideranças dos sertões Central e do Araripe.

Montando em um cavalo, usando um boné e segurando a bandeira de Pernambuco, o ex-prefeito de Petrolina e pré-candidato pelo União Brasil, Miguel Coelho, participou em grande estilo do cortejo que anualmente reúne milhares de vaqueiros com seus gibões e chapéus de couro da região do Araripe, no Parque Estadual João Câncio. Durante a cavalgada, ele cumprimentou correligionários e participou da celebração em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, assassinado em 1954. 

Miguel Coelho teve a companhia apoiadores e líderes da região do Araripe, como Fernando Filho (deputado federal pelo UB), Carlos Cecílio (ex-prefeito de Serrita), Neguinho (ex-prefeito de Cedro), Marli Quental, (prefeita de Cedro), Dr. Lucas (vice-prefeito de Cabrobó e pré-candidato a deputado federal pelo UB), Bado e Roberto Bento (vereadores de Terra Nova e Exu, respectivamente) entre outros. 

“A Missa do Vaqueiro é um importante, tradicional e histórico evento do nosso calendário cultural, retrata a força, fé e senso de justiça do vaqueiro sertanejo, que diariamente luta arduamente por uma vida melhor. Não poderíamos deixar de prestigiá-la após dois anos de hiato”, disse Miguel. “Temos de valorizar cada vez mais a nossa cultura, que anda tão maltratada e desvalorizada nos últimos anos, e ao assumir a gestão de Pernambuco vamos ter ações diretas no sentido de enriquecê-la e fortalecer todos que vivem dela”, enfatizou Miguel Coelho.

Fonte: BLOG DO MAGNO MARTINS Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-24/07/2022

Postar um comentário

0 Comentários