Fachin reafirma segurança do sistema eleitoral brasileiro em evento no Paraná

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 
Ministro Edson Fachin em evento da OAB-PR nesta segunda-feira (18) — Foto: OAB/Reprodução

Ministro Edson Fachin em evento da OAB-PR nesta segunda-feira (18) — Foto: OAB/Reprodução

O ministro Luiz Edson Fachin reafirmou, nesta segunda-feira (18), a integridade do sistema eleitoral brasileiro e, mesmo sem citar diretamente Jair Bolsonaro (PL), fez críticas a declarações proferidas pelo presidente da República, que voltou a levantar, sem provas, suspeitas já esclarecidas sobre as urnas eletrônicas.

Participando virtualmente de um evento de combate à desinformação, promovido pela OAB Paraná, o ministro disse que o debate político atual "tem sido achatado por narrativas nocivas que tensionam o espaço social". Criticou ainda o que chamou de "teia de rumores descabidos e populismo autoritário".

Repetiu ainda que não existe nenhuma possibilidade de interferência externa nas urnas eletrônicas, já que elas não são conectadas à internet.

Fachin, sobre reunião de Bolsonaro: ‘Inaceitável negacionismo eleitoral’
Fachin, sobre reunião de Bolsonaro: ‘Inaceitável negacionismo eleitoral’

Sem dizer a quem atribui o que chamou de achatamento de narrativa, ele afirmou que as declarações feitas nesta segunda (18) "buscam, sem muito disfarce, diluir a própria República e a constitucionalidade". Disse que há "inaceitável negacionismo eleitoral por parte de uma personalidade pública e afirmou que é muito grave haver uma acusação sem nenhuma prova".

"É hora de dizer basta à desinformação. É hora também de dizer não ao populismo autoritário, que coloca em xeque a conquista da Constituição de 1988".

Durante o evento, o ministro também disse que o tribunal é e sempre foi aberto ao diálogo, reforçando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceita críticas e aprimoramentos, mas "intervenções na Justiça Eleitoral, jamais".

"Se isso assim prosseguir [ataques], somente pode interessar a quem não interessa provas e fatos. Por isso precisamos nos unir e questionar a razão de tantos ataques a este tribunal e também ataques pessoais [...] Neste tribunal sempre estivemos abertos ao diálogo. Assim já se deu e assim se de dará na gestão de ministro Alexandre de Moraes".

Defesa das urnas

Ao defender as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral , Fachin afirmou que, tal qual nas eleições anteriores e em todas as outras feitas, o voto é seguro, transparente e auditável.

"As eleições brasileiras permitem, sempre, a quem se candidata a reeleição, que assim possa fazer como é legítimo que se apresente. A quem se candidata a presidência da República, que defenda suas ideias", afirmou o ministro.

Referenciando uma parceria com a OAB Paraná, firmada no evento para combate notícias falsas no pleito deste ano, Fachin disse que cabe ao TSE a aos parceiros a missão de "iluminar os fatos, garantir o acesso a informações adequadas, e mais do que isto, também promover a paz, a tolerância, e a democracia em prol do direito de escolha das brasileiras e brasileiros".

Fonte: G1

Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-18/07/2022 

Postar um comentário

0 Comentários