E A SAGA DOS PROFESSORES DE VERTENTE DO LÉRIO PROSSEGUE NA LUTA POR GARANTIA DOS SEUS DIREITOS, MAS TERMINAM O DIA SENDO TRATADOS COM DESELEGÂNCIA POR UM VEREADOR DA CASA JOÃO DIAS DE SALES

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 

A saga dos professores da rede municipal de ensino do município do "Ouro Branco" Vertente do Lério, agreste setentrional de Pernambuco, prossegue sem muitos avanços na negociações com o executivo e, o poder legislativo.

A quinta-feira (12/05), foi bastante movimentado para os profissionais de educação, iniciaram o dia com uma reunião na sala de reunião da prefeitura, onde foram recebidos pelo secretário de assistência social e administração do município Tássio Saraiva e a secretária de educação Silvaneide Lima, além da presença do advogado Inaldo Pessoa, que participou como ouvinte, a convite da municipalidade. 

Após horas de conversas o impasse quanto ao projeto 006/2022 permaneceu, uma vez que os professores reivindicam que o reajuste do piso salarial dos professores de 33,24% seja garantido para base e carreira e, que nenhum direito fosse retirado da classe. O secretário Tássio, explicou que o estudo da equipe de contabilidade mostra que não há condições para dá os 33,24% para base e carreira como quer os professores.
A tarde os professores compareceram e precionaram os vereadores para que não votasse o projeto da maneira que se encontra na casa, poís é prejudicial aos mesmos, afirmam enfaticamente. Acontecer que os edis em sua maioria estão dispostos a aprovar cegamente a proposta do executivo, virando as costas para os professores.

Minutos antes de iniciar a sessão na Casa João Dias de Sales, o grupo de professores da comissão municipal, tentaram um diálogo com os representantes do povo, que estavam na sala da presidência numa conversar, na tentativa de sensibilizar os mesmos da importância de não aprovarem o projeto. Foi quando os mesmos foram tratados com desprezo, deselegância e arrogância pelo vereador de primeiro mandato Severino da Água, o qual demostrou não ter maturidade suficiente para exercer um mandato parlamentar.

A pessoa que se predispõe a estar na vida pública, precisa em primeiro lugar, se consciente dos desafios que serão travados no ofício de representar o povo, dando-lhe a confiança do voto. Tendo também consciência de que é um direito sagrado dos cidadãos reivindicarem por melhorias junto a quem recebeu o título de represente do povo.

A votação 

Os professores já estavam sem esperanças de contar com a rejeição do projeto de lei 006/2022, quando o vereador Saulo Barbosa, pediu vistos, sendo concedido pelo presidente do poder legislativo Edson Farias, que mesmo sobre pressão dos seus pares cumpriu o seu papel conforme diz o regimento interno da casa, diante da decisão, os professores ganharam 48 horas de esperança, uma vitória parcial.  O vereador Severino do Povo, adiantou que assim como seu colega Saulo, se não mudarem a redação do projeto para garantir os direitos dos professores, ele votará contra. A sessão foi encenada em seguida por não haver outras matérias a serem debatidas.

Na próxima segunda-feira (16/05), os professores terão uma audiência com o promotor de justiça doutor Garibaldi Cavalcante Gomes da Silva, representante do ministério público na 2 promotoria em Surubim. Onde deve estar também os representantes da educação e da prefeitura. 

Escrito por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro- 13/05/2022

Postar um comentário

0 Comentários