Academia clandestina é fechada no São João da Escócia em Caruaru-PE

Da Redação JORNAL DE CARUARU:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 
Academia clandestina é fechada no São João da Escócia - foto divulgação CREF
Academia clandestina é fechada no São João da Escócia – foto divulgação CREF

Uma academia clandestina foi interditada nessa quarta-feira (12) pelo Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF12/PE), no bairro de São João Escócia, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

O espaço funcionava sem registro no Conselho e sem um responsável técnico, colocando em risco a saúde e a vida dos clientes. O local também mantinha portas e janelas fechadas para não ser identificado.

“No momento da fiscalização, o espaço estava sem nenhum profissional de educação física atuando. Os alunos treinavam sem orientação e um leigo, já reincidente, foi identificado como orientador das atividades, sendo conduzido à Delegacia de Polícia para responder criminalmente por exercício ilegal da profissão e crime contra as relações de consumo”, detalhou a 1ª vice-presidente do CREF12/PE, Nilluzia Arruda, que acompanhou o flagrante.

O advogado e presidente do CREF de Pernambuco, Lúcio Beltrão, reforça que para exercer a profissão de educador físico não basta ser ex-atleta ou formado na área, é necessário estar regularizado junto ao CREF.

“É imprescindível formação acadêmica em IES (Instituição de Ensino Superior) regular junto ao MEC e, claro, o registro no Conselho. Quem trabalha com Educação Física sem estar regular junto ao CREF responde criminalmente” explica o advogado.

O CREF alerta que academias devem expor, em local visível, o Certificado de Regularidade com o Conselho, e que também é importante cobrar do profissional de educação física que atende nesses espaços a Cédula de Identidade Profissional (CIP).

Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima do exercício ilegal da profissão ou de espaços de prática da educação física clandestina. A denúncia deve ser feita pelo telefone (81) 9 8877 6678, pelo e-mail fiscalizacao@cref12.org.br ou pelo site do CREF12/PE.

Postado por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro - 14/01/2022

Postar um comentário

0 Comentários