Primeiros casos de Influenza A H3N2 são registrados em PE

Da Redação do G1/Ricardo Antunes:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 

O governo de Pernambuco confirmou, neste sábado (18), os três primeiros casos de infecção pelo vírus Influenza A H3N2, que tem causado surtos de gripe em outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Foram infectados um homem que teve contato com trabalhadores que estavam em São Paulo e apresentaram sintomas gripais e duas mulheres que convivem com ele.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o primeiro registro no estado foi de uma mulher de 48 anos. Ela relatou que o marido, de 48 anos, teve contato com trabalhadores vindos de São Paulo. Ambos moram no Recife.

O terceiro caso é da funcionária do casal, uma mulher de 38 anos que trabalha na capital e mora em Itambé, na Zona da Mata, e não foi vacinada contra gripe.

A SES também informou que os três infectados tiveram sintomas leves, como febre, tosse, dor de garganta e cabeça, fraqueza e dores nas articulações. Nenhum deles precisou de internação hospitalar.

Os casos são investigados pelos Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs-PE) e do Recife. As ocorrências começaram a ser analisadas pelo Cievs após o contato da mulher de 48 anos.

Vacina é essencial para impedir casos mais fortes da doença

O marido dela começou a apresentar sintomas no dia 7 de dezembro e realizou um exame em laboratório privado. O resultado, liberado no dia 10 de dezembro, foi positivo para Influenza A, de subtipo não definido, e negativo para Covid-19.

A mulher de 48 anos começou a ter sintomas em 14 de dezembro; e a funcionária do casal, no dia 11 de dezembro. Nenhuma das duas viajou recentemente.

O material biológico delas foi analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Ambas tiveram resultado laboratorial positivo para Influenza A H3N2. Por isso, o caso do homem foi confirmado para a doença pelo critério clínico-epidemiológico.

De acordo com SES, Pernambuco tem um sistema de investigação epidemiológica ativo que analisa permanentemente quais os vírus estão circulando no estado.

Postado por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro- 19/12/2021 

Postar um comentário

0 Comentários