Presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Surubim (COMDEMAS), Dr. Alex Fernando, se reúne com a Prefeita Ana Célia

Da Redação, com Ascom:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 

No último dia 11 de novembro, o Presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Surubim (COMDEMAS), Dr. Alex Fernando, se reuniu com a Prefeita do Município, a Sr. Ana Célia, com o intuito de discutir propostas para melhor promover a política de Meio Ambiente na cidade. Na pauta, entre outros assuntos, estava o primeiro encontro a ser realizado dos Conselhos do Município, que tem como objetivo a interação entre os conselhos, além de fazer uma raio-x dos problemas ainda existentes em muitos conselhos. A ideia é que o encontro seja durante um dia inteiro, tendo pela manhã a solenidade de entrega dos certificados e falas de convidados, e a tarde o encontro será focado em demandas técnicas. A Prefeita mostrou interesse pela proposta e se comprometeu em realizar o encontro. 

Para o Presidente do COMDEMAS, Dr. Alex Fernando, além dessa avaliação que será feita para constatar possíveis problemas técnicos e garanti um funcionamento legal dos Conselhos, esse encontro também será o momento de reconhecimento e gratidão por parte da gestão aos conselheiros que desempenham, de forma voluntária, esse papel tão importante para o município. “Esse encontro também permitirá à interação entre os Conselhos, que possibilitará um trabalho conjunto, intersetorial. A gestão da Prefeita tem se destacado no apoio e incentivo incondicional aos conselhos, sendo criando 6 novos conselhos desde que Ana Célia assumiu a prefeitura. Ela reconhece a importância dos Conselhos, sendo eles responsáveis por fiscalizar as políticas do executivo, propor e deliberar sobre temas importantes para nossa sociedade Surubinense. Dentro dos Conselhos a sociedade civil tem legitimidade para interagir diretamente com o executivo, isso é de extrema importância. É a população governando junto a gestão, seja ela quem for.” Disse Dr. Alex Fernando. 

Ainda nesse encontro, a Prefeita também acatou a sugestão de colocar a casa dos Conselhos à disposição de todos os Conselhos, com uma secretaria geral para atender a todos, com todo material necessário, inclusive, humano, além de outras demandas que foram discutidas, como a Criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a possibilidade de destinar percentual do ISS para as políticas de Meio Ambiente, combate ao comércio ilegal de animais silvestres, a formação para os conselheiros, dentre outras.

Na avaliação de Dr. Alex Fernando, que hoje está Presidente do COMDEMAS, a reunião foi muito proveitosa e satisfatória. Ele registra os agradecimentos a Prefeita Ana Célia pela recepção e atenção dada aos Conselhos, e também aos conselheiros que fizeram as propostas e tem depositado sua confiança nele. 
Dr. Alex Fernando, assumiu a Presidência do Conselho em Agosto/2021, sendo o segundo Presidente desde a criação do conselho em 2019. Ele afirma que o Conselho será cada vez mais atuante e fará seu papel enquanto Presidente, sempre presando pelo diálogo.

“Existem muitos problemas relacionados ao Meio Ambiente em Surubim, desde ocupações irregulares em áreas de APP (Área de Preservação Permanente), a lavadeiras que jogam seus dejetos em nossos rios, solos e ar. Estamos preparando o Plano de Trabalho, com a meta de iniciar nossas ações em janeiro do próximo ano.” Completou Dr. Alex Fernando.

Postado por Sérgio Ramos/ Radialista e Blogueiro-19/11/2021

Postar um comentário

0 Comentários