VARIANTE GAMA E DETECTADA EM AMOSTRA DE PACIENTE DA TERRA DA VAQUEJADA, SURUBIM.

Da Redação, com Folhape:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 

Em mais uma rodada de amostras positivas para a Covid-19 submetidas a sequenciamento genético no Instituto Aggeu Magalhães (IAM – Fiocruz-PE), ficou comprovado o domínio da variante Gama (P.1) em todo o território de Pernambuco. 

No total, 93 amostras coletadas entre os dias 26 de junho e 2 de julho foram enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) para passar por sequenciamento. Dessas, 80 obtiveram genomas de qualidade, todas compatíveis com a variante Gama e suas derivadas. 

O detalhe é que essas coletas foram de pacientes de 24 municípios diferentes. As 80 amostras que passaram por sequenciamento foram de pessoas residentes em Afrânio, Águas Belas, Aliança, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Canhotinho, Caruaru, Custódia, Ilha de Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa do Carro, Lagoa Grande, Nazaré da Mata, Olinda, Petrolina, Recife, Santa Maria da Boa Vista, São Lourenço da Mata, Sertânia, SURUBIM, Timbaúba, Tracunhaém, Tupanatinga e Vitória de Santo Antão.

Gama 
Mais transmissível que a cepa original do coronavírus, a Gama foi identificada pela primeira vez em japoneses que tinham viajado ao Amazonas, no final de 2020. Pouco depois, aconteceu a confirmação da mutação ocorrida na proteína spike, responsável por ligar o coronavírus à célula humana.  

No começo deste ano, a Gama foi responsável por causar um colapso em várias cidades do Norte do Brasil. Em Manaus, capital do Amazonas, houve falta de oxigênio hospitalar e muitos pacientes precisaram ser transferidos para outros estados. Pernambuco foi um dos acolheu os transferidos. 

Mas, antes de serem realizadas essas transferências oficiais, com protocolos sanitários mais rígidos, muitos amazonenses procuraram ajuda médica em outras cidades por conta própria. Isso, junto à falta de barreiras sanitárias nos portos e aeroportos do País, ajudou a espalhar a variante Gama por todo o território nacional. 

Aos poucos, os demais estados começaram a sucumbir e também viram seus sistemas de saúde ficarem pressionados. Embora muito se fale sobre uma possível letalidade também maior do que a da cepa original do coronavírus, ainda não há estudos que comprovem essa característica na Gama. 

O Brasil, de fato, registrou aumento no número de mortes associadas à Covid-19 neste ano, mas, deve ser colocado na balança o fato de o colapso sanitário diminuir as chances de acesso a tratamento adequado, além de um relaxamento maior dos cuidados por parte de grande parcela da população. 

Delta
Junto com esse lote de amostras, foram analisadas também coletas de dois pacientes do navio Shoveler, de bandeira do Chipre, que está em quarentena no Porto do Recife após reportar nove casos suspeitos da Covid-19. Após a confirmação do diagnóstico, as coletas seguiram para análise e ambas deram positivas para a variante Delta, reportada pela primeira vez na Índia e 60% mais transmissível que a cepa original do coronavírus causador da Covid-19.

Postado por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro- 14/07/2021

Postar um comentário

0 Comentários