Leitos de UTI para Covid-19 tem 97% de ocupação em Pernambuco e CES recomenda lockdown de 21 dias.

Da Redação, com NE10 INTERIOR:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 
Leitos de UTI para pacientes infectados com a covid-19
Leitos de UTI para pacientes infectados com a Covid-19 (Hélia Scheppa/SEI)

Nesta quinta-feira (6), o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) publicou um documento em virtude do aumento de casos de Covid-19 registrados no Estado. De acordo com o CES, Pernambuco está em estado crítico e persistente de pressão sobre a rede assistencial de saúde, com 97% de ocupação de leitos de UTI. Além disso, foram registrados 558 óbitos na semana epidemiológica 17, considerada entre os dias 25 de abril e 1º de maio.

Diante desta situação, o conselho pede que Pernambuco adote medidas mais restritivas com relação às atividades sociais e econômicas em todo o território. Levando em consideração a campanha do Conselho Nacional de Saúde, Frente Pela Vida e centrais sindicais, o CES recomenda a aplicação de um lockdown de 21 dias para reduzir a circulação de pessoas e diminuir os índices de contágio pela Covid-19.

Medidas recomendadas

No documento, o CES recomenda que Pernambuco estruture uma estratégia para a adesão rigorosa ao lockdown de 21 dias, adote a imediata suspensão das aulas presenciais em todo o sistema de ensino público e privado em todo o Estado e planeje uma construção emergencial de estratégias de restrição rigorosa em áreas específicas, e tecnicamente delimitadas, com maior concentração de casos/óbitos, para redução da pressão sobre a rede assistencial.

A nota, que foi aprovada na 526ª Reunião Ordinária do CES/PE, realizada nesta quinta-feira, será encaminhada ao Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, a todos os Conselhos Municipais de Saúde, à ALEPE e ao Ministério Público de Pernambuco.

"A persistência da ocupação de leitos de UTI acima de 90% no estado e da ocorrência de óbitos desde março de 2021, impõem medidas emergenciais de proteção à vida, e não podemos aceitar a naturalização da situação atual. Para isso, solicitamos o protagonismo do Governo Estadual", diz um trecho do documento.

Até o momento, o Governo de Pernambuco não se pronunciou sobre a ampliação das medidas restritivas. A expectativa é de que sejam anunciadas as novas medidas de ampliação ou restrição das atividades até a próxima sexta-feira (7), tendo em vista que o plano de convivência atual é válido até o próximo domingo (9).

Postado por Sérgio Ramos/ Radialista e Blogueiro-06/05/2021 

Postar um comentário

0 Comentários