Governo de Pernambuco anuncia vacinação dos trabalhadores de CRAS, CREAS e conselhos tutelares.

Da Redação, com Falape:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 

O comunicado foi feito na noite desta quinta-feira (27) pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes

O Governo dá mais um passo importante no Plano de Imunização contra a Covid-19 e anuncia a vacinação dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) que estão em exercício e que atuam nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), nos Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e também nos Conselhos Tutelares. Serão contemplados 5.996 trabalhadores, que representam 42,3% do total do SUAS em Pernambuco. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (27) pelo secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes. Pernambuco é pioneiro nessa etapa, abrangendo um grande público da área.

Durante o comunicado, o secretário estadual destacou o esforço do Governo em garantir o fortalecimento do SUAS e o compromisso com as pautas de proteção social. “O governador Paulo Câmara mais uma vez demonstra seu esforço e dedicação ao SUAS. Finalizamos há poucos dias o pagamento da décima terceira parcela do Bolsa Família e estamos cumprindo com o valor total do cofinanciamento Fundo a Fundo que estava previsto para o ano de 2021. Agora, com a autorização da Secretaria de Saúde, anunciamos a vacinação dos trabalhadores da assistência social de Pernambuco. Um passo importante e que dá ao Estado o pioneirismo ao incluir esses profissionais no Plano de Imunização”, ressaltou Sileno Guedes.

Segundo Larissa Farias, Representante do Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS de Pernambuco (FETSUAS/PE) é muito importante a iniciativa de Pernambuco, que, segundo ela, deve servir de referência para o restante do país. “Vamos continuar a mobilização para tentar a ampliar a vacinação para os trabalhadores do SUAS a nível federal. Infelizmente, nem todos têm o entendimento sobre o que é o trabalho do SUAS”, comentou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política Sobre Drogas e presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Ana Rita Suassuna, pontuou a atuação dos trabalhadores do SUAS durante a pandemia. “Esses profissionais sempre estiveram na linha de frente do combate ao Covid, já que os equipamentos socioassistenciais continuaram em funcionamento. Com esse passo, o Governo do Estado dará mais segurança para que esses profissionais possam continuar atuando junto à população mais vulnerável”, afirmou.

O representante dos conselheiros tutelares em Pernambuco, André Torres, destacou o pioneirismo de Pernambuco entre os conselheiros tutelares que começam a ser vacinados. “Nosso Estado dá um pontapé inicial no país de assumir o compromisso com a vida e saúde desses trabalhadores”, comentou o representante da Associação Nacional dos Conselhos Tutelares em Pernambuco. No Estado, são 1.080 conselheiros tutelares.

Também participaram do anúncio o deputado federal Danilo Cabral e, de forma virtual, o deputado estadual Isaltino Nascimento, parlamentares que atuam na defesa e no fortalecimento do SUAS, além dos presidentes do Conselho de Defesa da Criança e Adolescente (Cedca), MacDouglas Oliveira, e de Assistência Social, Joelson Rodrigues.

Postado por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro-27/05/2021

Postar um comentário

0 Comentários