PF alerta para golpe no whatsapp que promete vale gás social em 2021.

Da Redação com Diário de Pernambuco:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 
 (Foto: Reprodução)
       Foto: Reprodução

A Polícia Federal alerta a população para um novo golpe que está circulando no WhatsApp e Facebook que promete um auxílio referente a um vale gás social 2021 no valor de R$ 90 em dinheiro ou a entrega do gás na residência das pessoas. Teriam direito a essa facilidade todos os beneficiários do Bolsa Família, aposentados e pensionistas ou ex-beneficiários do auxílio emergencial. No entanto, os criminosos utilizam os dados coletados na falsa pesquisa para abrir contas correntes em bancos virtuais ou físicos onde terão acesso a cartão de crédito, cheque especial, onde poderá abrir empresas fantasmas e fazer compras pela internet tudo em nome de terceiros.

O link que está sendo enviado para as contas do whatsapp e facebook começou a circular no final da semana passada. Os cibercriminosos usam períodos e situações específicas para aplicar golpes financeiros com temáticas personalizadas para enganar as pessoas. O golpe avisa que para ter direito ao vale gás social, para solicitar a entrega em casa ou receber o dinheiro em conta bancária,  basta apenas a pessoa responder a um questionário simples com informações que eles utilizarão para executar o golpe.

As pessoas que clicam no link compartilhado pelos criminosos são direcionadas a preencher um cadastro através de um formulário, informando seus dados pessoais e bancários para que o suposto valor de R$ 90 reais do vale gás social, seja depositado em sua conta ou fornecer o endereço residencial para que a entrega do gás seja feita na casa ou apartamento da pessoa. Com as informações pessoais e bancárias, os cibercriminosos podem roubar as vítimas e, quando as vítimas se dão conta, são surpreendidas com contas em seu nome que não fizeram e dívidas que não contraíram.  E ao fornecer o endereço e agendar uma data e horário para entrega do suposto gás social, criminosos podem se dirigir até a residência das pessoas e realizar assaltos e sequestros. 

Por Sérgio Ramos/ Radialista e Blogueiro- 08/02/2021 

Postar um comentário

0 Comentários